O discurso político e a descrença da população na classe política

Sérgio Corrêa, jornalista e radialista.

Na última quarta-feira (1º), concedeu uma entrevista a este colunista no Programa Hora Marcada com Sérgio Corrêa, veiculado pela Rádio Tupanci, o Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Lélio Luzardi Falcão. Durante a conversa, ao falar sobre o veículo proveniente de emenda parlamentar que deveria estar sendo utilizado pelo Conselho, o presidente afirmou que não sabe onde está o automóvel.

Lélio lembra que o veículo registrava 2 mil quilômetros quando foi retirado da posse do Conselho e agora, segundo informações, foram rodados 20 mil quilômetros. Atualmente o Conselho Municipal do Idoso de Pelotas não dispõe do automóvel.

Diante desse fato preocupante, que torna os discursos vazios e antagônicos às ações que possam concretizar o verdadeiro estado de bem-estar social, a coluna foi investigar como tudo aconteceu.

Aos 24 dias do mês de junho de 2022, o Executivo Municipal de Pelotas publicou uma notícia no site sobre o avanço de políticas públicas para a população idosa.

Reprodução parcial da notícia:
“Pelotas deu mais um passo para avançar em políticas públicas para a população idosa. Nesta sexta-feira (24) a prefeita Paula Mascarenhas e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) fizeram a entrega de um veículo e de equipamentos para o Conselho Municipal do Idoso. O evento também marcou a instalação do Comitê Gestor Municipal da estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. e na sequência, foi realizado um seminário sobre o segmento”.

Na ocasião, a Prefeita optou por fazer o ato no Largo do Mercado para dar visibilidade a esta pauta no mês dedicado à conscientização sobre a violência contra o idoso. No ato, Paula fez o seguinte discurso:

“Violência contra o idoso não é só física, é psicológica, a falta de afeto, o preconceito, a omissão, e falta de reconhecimento do quanto o idoso tem a colaborar devido à experiência de vida e de mundo. Fico muito feliz de ter instituído este Comitê com vários servidores públicos e também parceiros, para que a gente possa realmente integrar a nossa população em torno desta causa de elevação social tão importante. Tenho orgulho de dizer que Pelotas é a cidade amiga do idoso’, afirmou a prefeita”.

Na notícia ainda consta:
“O Conselho Municipal do Idoso foi contemplado, por meio de emenda parlamentar do deputado Daniel, com um veículo Fiat Pulse, além de equipamentos como computadores e uma TV, em um total de R$ 110 mil”.

Na oportunidade, o Deputado Daniel Trzeciak disse:
“Algum tempo atrás fui provocado pelo Conselho para que nós tivéssemos um olhar para esse público, avaliamos a importância desta entidade que atua para mais de 60 mil idosos da cidade, trabalhamos para isso, fizemos algumas reuniões, deu certo e aqui estamos, fazendo estas entregas’, resumiu o parlamentar”.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Luzardi Falcão, na época comemorou as conquistas dizendo o seguinte:
“O veículo vai nos ajudar muito nas vistorias junto às casas geriátricas e todas as ações que fazemos em prol dos idosos como bingos, bailes, esporte e esse Comitê significa o compromisso dessa Administração Municipal em melhoria das condições de atendimento ao idoso e por isso agradecemos muito à prefeita Paula’, celebrou Falcão”.

Na época, o então Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do antigo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Antônio Costa, declarou:
“Uma manhã histórica., nesta cidade que tem o título de amiga do idoso, junto a um dos poucos deputados que olhou para causa da pessoa idosa e o Governo Federal vem aqui complementar o que o município já está fazendo em relação a política local a favor deste público. Uma honra fazer a entrega desse aparelhamento para favorecer o desenvolvimento das políticas de promoção dos direitos dos idosos’, apontou Costa”.

Em razão de a entrevista ter sido realizada ao vivo na rádio Tupanci no dia 1º e o fechamento desta coluna ter ocorrido no dia seguinte, 02 de março, aguardamos a manifestação do Executivo Pelotense na rádio nos próximos dias ou na próxima edição do JTR.

Onde está o automóvel do Conselho do Idoso?

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome