No último domingo, lembramos uma data especial no calendário da igreja cristã: o domingo do bom Pastor. Na Bíblia, Deus e Jesus são descritos na figura do Bom Pastor. Um pastor tem a responsabilidade de cuidar de um rebanho, ou, na referência a pessoas, apascenta-
las. Deus chama para si esta responsabilidade, e não é por acaso. Podemos aqui, lembrar três características que descrevem a ação deste Bom Pastor: consolo, orientação e proteção!
Consolo = “As minhas ovelhas ouvem a minha voz…” (Jo 10.27a) A voz do bom pastor Jesus é de consolo, algo importante em tempos sombrios! Aqui temos um caráter de dependência do Bom Pastor, algo importantíssimo na vida. Esta realidade está presente naquilo que Jesus declara em João 10.4: “Depois de levar para fora (do curral) todas as que lhe pertencem, vai na frente delas, e elas o seguem, porque reconhecem a voz dele.” (Jo 10.4)
Orientação = “…eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27b) O bom Pastor conhece suas ovelhas, conhece suas fraquezas e suas virtudes. Assim, seguir o Bom Pastor implica ouvir seus conselhos, mesmo que estes contrariem nossos desejos e aspirações.
Proteção = “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (Jo 10.28) As ovelhas estão seguras nas mãos do bom Pastor Jesus. Todos os que nele creem, podem ficar tranquilos conforme enfatiza o apóstolo Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada? Como está escrito: ‘Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente; fomos considerados como ovelhas para o matadouro’ Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Rm 8.35-37)
O bom pastor cuida de nós! Estamos escutando suas palavras de consolo? Temos dado ouvido aos seus conselhos? Reconhecemos a sua proteção? Não nos esqueçamos de seu pastoreio em nossas vidas. Sejamos agradecidos, pois Ele cuida de nós.
Pastor Valdir
Igreja Luterana da Redenção
www.horaluterana.org.br