Mulheres: conheçam os sapatos adequados para dirigir!

Confira as considerações em relação aos tipos de sapatos mais usados pelas mulheres e a sua adequação ao volante, bem como as opções certas de calçado para dirigir.

Saltos altos
Os saltos altos não são adequados do ponto de vista ergonômico, já que não oferecem uma boa adaptação para pisar nos pedais e podem impedir uma manobra de emergência que exija rapidez. Ainda assim, caso necessite ou queira realmente usar saltos e tenha que dirigir, prefira usar saltos baixos e mais grossos, já que os saltos altos (especialmente tipo plataforma ou finos, tipo agulha) são totalmente desaconselhados para esta atividade. Outra boa tática é ter um par de sapatos de reserva para que possa trocar na hora de dirigir.

Chinelos
Os chinelos, embora não sejam proibidos por lei para a prática de direção, são considerados como um tipo de calçado cuja utilização deve obedecer ao critério do uso consciente (isto é, em harmonia com as circunstâncias em que a mulher se encontra e com as variáveis endógenas e exógenas dessa mesma situação).

Sandálias e sapatilhas
As sandálias são outro tipo de calçado que deve estar sob alçada do uso consciente, muito por conta de suas peculiaridades: por exemplo, sandálias de dedo não são aconselhadas por apresentarem riscos consideráveis de escapar ou de prender no piso do carro, podendo provocar manobras bruscas ou acidentes. Assim, é considerado o uso de sandálias que se mantenham firmes à sola e superfície do pé e que garantam o conforto e segurança necessários à prática da direção.
Com relação às sapatilhas, este tipo de sapato deve se ajustar perfeitamente ao pé, cabendo a preferência a materiais que sejam maleáveis e permitam a flexibilidade do pé da mulher para realização das manobras necessárias ao dirigir.

Tênis
Os tênis são sapatos que, por norma, oferecem uma menor sensibilidade para dirigir, sobretudo os modelos que possuem amortecedores. Assim, são considerados aptos para a direção desde que a mulher consiga manter sua sensibilidade e se sinta segura e confortável ao volante.

Afinal, quais são os sapatos ideais para que as mulheres possam dirigir em segurança?
A indicação mais consensual entre os especialistas em ortopedia e segurança rodoviária com relação aos sapatos ideais que as mulheres podem usar para se locomover de carro respeita ao sapato fechado, sem tiras ou adereços susceptíveis de ficarem presos nos pedais ou em qualquer outro local no interior do veículo e dificultarem as manobras. Além disso, solados de borracha são altamente aconselhados, na medida em que o material adere mais facilmente aos pedais e dificulta que os pés escorreguem na realização das manobras.

Dicas importantes
Independente dos tipos de calçado para homens e mulheres, vale lembrar algumas dicas com relação aos sapatos e ao ato de dirigir:
Verifique se o calçado se ajusta perfeitamente ao pé, sem que o afrouxe ou aperte – a título de exemplo, sapatos com formas muito largas podem levar a que, mesmo sem querer, o motorista acione dois pedais em simultâneo;
Mantenha as solas dos sapatos limpas e secas para que a aderência dos pedais não seja comprometida e, consequentemente, influencie negativamente a direção do automóvel por parte do/a motorista. Além disso, os cuidados devem estender-se também à sua superfície, uma vez que o desgaste também influencia no desempenho do motorista (isto é, solas muito lisas contribuem para a perda de sensibilidade com relação aos pedais do veículo);
Escolha um tapete de carro cujo material seja resistente e não possua saliências, adereços ou características que possam fazer com que o calçado se enganche nele.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome