Mais inovação e tecnologia para construir, Duas novas redes no programa gaúcho de cooperação e Agenda

Jornalista Maria da Graça Marques, colunista de Economia do JTR. (Foto: Adilson Cruz/JTR)

A quarta-feira foi dia importante para as áreas de construção e comercialização de imóveis, com a realização do Sindustec 2024, a primeira edição de evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região, no auditório do Sicredi Interestados. Com quase 250 participantes, o evento veio trazer informações sobre inovação e tecnologia para a área da construção e também para o segmento que trata da venda dos imóveis produzidos.

“Está sendo um grande sucesso”, avaliou o presidente do Sinduscon, Marcos Fontoura, durante a tarde, quando destacou o objetivo do Sindustec: oferecer conhecimentos e soluções técnicas para a construção. “Temos que parar de empilhar tijolos”, disse Fontoura. O Sindustec é um evento provocativo, segundo o presidente. O que é a tônica da sua gestão, lembrou. “A nossa ideia é que se torne anual, em novembro”, adiantou.

A presença do diretor comercial da Construtora Melnick, Felipe Melnick, foi ressaltada por Fontoura. Com o case ILovePOA, Melnick trouxe a ideia da construção de uma cidade que seus filhos queiram morar, o que deve servir de provocação para os construtores pelotenses, para que as empresas possam abraçar o projeto também na cidade.

Para o segmento de comercialização de imóveis, o master franqueado da Re/Max no Estado, Thiago Medeiros, traçou um paralelo sobre o volume de vendas alcançado hoje e anteriormente. De 16 meses, caiu para dez meses, com a utilização das novas tecnologias disponíveis, que fazem crescer o número das transações de imóveis. No entanto, Medeiros frisa que a comercialização imobiliária deve ser tratada com serviço, seguindo o que dita o mercado mundial. “Nenhuma ferramenta vai substituir a ação do corretor”, disse.

Pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica para o Sinduscon trouxe o resultado de levantamento da oferta de imóveis em Pelotas por tipologia de construção e preços. Segundo Fontoura, 79% dos lançamentos feitos em Pelotas são de apartamentos de dois dormitórios, com preços médios de R$ 340 mil.

Participação no Sindustec 2024, na quarta-feira, superou as expectativas. (Foto: Paulo Rossi)

Negócios da Construção

Ainda dentro da semana, ocorre desde a quinta-feira a Feira de Negócios da Construção, uma promoção da Iribarrem Eventos, com apoio do Sinduscon de Pelotas e Região e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (Aeap). Instalada no Ginásio do Sesi, funcionará até sábado, com o objetivo de destacar inovações e tendências e novas oportunidades no mercado imobiliário.

A patrocinadora oficial do evento é a Caixa Econômica Federal, que está presente para prestar atendimento personalizados aos interessados, incluindo simulações de financiamentos e negociações para aquisição de imóveis. A expectativa é de receber mais de dez mil pessoas, superando os oito mil da edição anterior. O volume de negócios é esperado acima dos R$ 14 milhões.

Nesta sexta-feira e no sábado, a Feira permanecerá com os portões abertos das 14h às 20h. O ingresso é gratuito, mas é preciso se cadastrar nas redes sociais, em @feiradenegociosdaconstrucao. O evento é voltado a empresários, profissionais, representantes comerciais de áreas afins, órgãos governamentais, estudantes e famílias, divulgam os promotores.

Liderança do presidente Marcos Fontoura. (Foto: Paulo Rossi)

Rodada de negócios

Também na sexta-feira, a partir das 18h, no auditório do Senai, em área contígua ao Ginásio do Sesi, o Sebrae realizará uma rodada de negócios para clientes do programa Move+ dos setores da construção civil e de serviços. Ao todo, devem participar 50 empresas previamente cadastradas, segundo o gestor de Projetos do Sebrae, Álvaro Fossati.

Duas novas redes no programa gaúcho de cooperação

Duas novas redes de empreendedores serão lançadas dentro do Programa Redes de Cooperação, através da parceria do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. São elas a Sementes Empreendedoras e a Serra dos Tapes. O lançamento ocorrerá no dia 11 de novembro, às 19h, no Pelotas Parque Tecnológico, divulga a supervisora do Programa, Cristiane Tunes.

A rede Sementes Empreendedoras é formada por 15 empresas de Rio Grande, prestadoras de serviços, entre elas produtoras de doces e fornecedoras de produtos de beleza. Já a Serra dos Tapes reúne 14 empresas de sete cidades, que integram projeto do Sebrae dos roteiros, mas objetivam se desenvolverem como empresas. Esta é a sexta vez consecutiva que a UCPel e Secretaria Estadual operacionalizam o Programa Redes de Cooperação nos municípios do Corede Sul. O Programa Redes de Cooperação surgiu em 2001 e nesta edição, conta com verba da consulta popular, repassada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Mais duas redes estão em prospecção: a de apicultores e a de empreendedores de Pelotas, adianta Cristiane. Estão em acompanhamento as redes Sul Hotéis, de hotéis e pousadas; Criança, de escolas particulares infantis; Coração de Pelotas, de permissionários do Mercado Central de Pelotas; Mobiliare, de móveis sob medida; Morro de Amores, roteiro de turismo; Alimentare, de agroindústrias de bebidas e embutidos e Aves Livres de Gaiolas, de criadores de aves livres.

Participantes da Rede Sementes Empreendedoras, da cidade de Rio Grande. (Foto: Divulgação)

Agenda

Dia 8 – Costa Doce no Festuris

A Costa Doce Gaúcha participa como expositora do Festuris 2024, no Serra Park, em Gramado. Com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gaúcho, ocupa estande próprio na rua do pavilhão do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, às 16h, fará o lançamento do Circuito Serra dos Tapes, com degustação e receita de produto típico, presença de agências receptivas e apresentação do Guia Digital.

Dia 11 – Cônsul no Vietnã

Juntas, a Aliança Pelotas e a Associação Comercial de Pelotas (ACP) recebem o cônsul do Brasil no Vietnã, Maurício Alves, para conversa com empresários durante café da manhã no dia 11, a partir das 8h30. O local é a sala da diretoria da ACP, no sétimo andar do edifício Palácio do Comércio, sede da entidade. As presenças devem ser confirmadas até o dia 8, através do e-mail [email protected].

Dia 18 – Senac inaugura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) gaúcho inaugurará no dia 18, às 10h, as novas instalações do Centro Universitário – Campus Pelotas, localizado na rua Félix da Cunha,520. O novo prédio, o Tech, totalmente reformado, estará vocacionado para a formação na área de Tecnologia da Informação (TI), explica o diretor Tiago Radmann.

(Foto: Divulgação)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome