
Vinte e dois produtores rurais participaram, entre terça-feira (7) e quarta-feira (8), do Curso de Aplicadores de Defensivos Agrícolas, realizado na propriedade da família de Paulo Clodivan Pereira Kickhofel, na Colônia São Domingos, em Morro Redondo. A capacitação habilitou os participantes para a aplicação de herbicidas hormonais registrados na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
O curso foi promovido em parceria pela Emater/RS-Ascar Municipal, Emater Regional e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo (SMDRTur). Participaram 22 produtores, sendo 21 de Morro Redondo e um de Pelotas, que receberam certificado de habilitação. Entre os participantes, estavam produtores das cadeias do pêssego, da soja, do milho e da pecuária de corte.
O engenheiro agrônomo da Emater Regional, Evair Ehlert, e o engenheiro agrônomo da Emater Municipal, Evaldo Voss, ministraram conteúdos sobre a legislação vigente e as boas práticas de aplicação. O objetivo foi orientar os produtores a executarem suas atividades de forma mais segura e a contribuírem para a oferta de alimentos de qualidade à população.
A capacitação tem validade de cinco anos, sendo obrigatória a realização de um novo curso ao término desse período para a renovação da habilitação. Além disso, a formação atende às exigências do programa federal Aplicador Legal.
Entre os temas abordados estiveram as responsabilidades do aplicador; compra, transporte e armazenamento de defensivos; preparo de calda; qualidade da água; fisiologia das plantas; uso de herbicidas, inseticidas e fungicidas; operação de equipamentos mecanizados e manuais; escolha de bicos e pontas; tamanho de gotas; condições ambientais e controle de deriva; segurança na aplicação; e legislação federal.
Evaldo Voss comenta que a intenção de oferecer o curso é orientar os produtores para a utilização correta dos agrotóxicos, de modo a atender à legislação e mitigar os riscos às pessoas e ao meio ambiente.
A secretária da SMDRTur, Letícia Santos, destaca que o fortalecimento da agricultura passa pela qualificação dos produtores. “O Curso proporciona conhecimento técnico, promove a segurança no manuseio e na aplicação de defensivos, incentiva o uso correto dos equipamentos e contribui para uma produção cada vez mais eficiente, responsável e sustentável. Agradeço a todos que participaram, à família que abriu a sua propriedade para que o curso fosse realizado e às equipes da Emater e da SMDRTur por todo o apoio e suporte”, citou.
Na propriedade onde ocorreu a capacitação, destaca-se a estrutura apresentada na foto desta reportagem. O local conta com um prédio destinado ao armazenamento e ao preparo de caldas de agrotóxicos, dividido em três compartimentos: um para armazenamento e preparo dos produtos, outro para acondicionamento das embalagens utilizadas e um terceiro destinado à higiene do aplicador, além de uma base específica para o preparo das caldas.
A partir de janeiro de 2027, será obrigatória a apresentação do certificado de habilitação para qualquer pessoa que comprar ou aplicar defensivos agrícolas. O documento é emitido exclusivamente aos participantes do curso.



