INVESTIMENTO
Juntos, o governo do estado e a prefeitura de Pelotas, farão investimentos na ordem de R$ 7 milhões no Parque da Baronesa em Pelotas.
Um fato interessante nas diversas administrações do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Pelotas é que o povo não é convidado a participar de decisões do executivo sobre as obras realizadas no município.
O Executivo decide onde, quando e o que vai fazer, depois, comunica pelas redes sociais ou pelos meios de comunicação tradicionais a assinatura do contrato para início da obra e a população toma conhecimento.
Caso parte da população entenda que no seu bairro há outras necessidades mais urgentes, a divergência fica estritamente no campo do pensamento. Pelotas vive um tipo de governo de coalizão com predominância e domínio do Executivo sobre a maioria dos vereadores, sendo assim, não há fiscalização, não há questionamentos por parte daqueles que constitucionalmente tem essa prerrogativa.
O excesso de concordância com o Executivo leva a um questionamento, qual será o interesse de um vereador que o leva a deixar de representar aqueles que o elegeram?
MOEDA COMUM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem oficial a Argentina, falou sobre a possibilidade de criação de uma moeda comum para os dois países.
Caso essa moeda venha a ser criada, sua finalidade será exclusivamente para transações comerciais entre os dois países. Os brasileiros continuarão com o Real e os argentinos com o Peso argentino, apenas para deixar claro e economizar tempo e mais tarde não ter que esclarecer notícias falsas sobre o assunto.
AMIGO
Na última quinta-feira, 26 de janeiro foi impossível não lembrar de um amigo que há dois anos faleceu nessa data. Um homem, pai, esposo, empregado, empregador e amigo. Assim era Odilon Ribeiro, proprietário da Zincagem Cromar.
Odilon sempre se orgulhou de ter sido servidor da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE, contou-me dezenas de histórias da sua trajetória na empresa.
Como empresário sempre valorizou e pensou nos seus funcionários como se estivesse pensando nele, jamais faria para o outro o que não gostaria que fizesse para ele, um ser humano que sempre oferecia alegria, uma boa piada e principalmente a sua amizade.
Um empresário que trabalhou por uma Pelotas melhor, por um país melhor, menos desigual, mais inclusivo, e trabalhou também pelo seu Grêmio Esportivo Brasil.
Amigo Odilon, onde quer que estejas em tua existência na terra semeaste amor e amizade que nunca serão esquecidos, este é o maior patrimônio que um ser humano pode ter.
ESTIAGEM
Até quinta-feira (26), 167 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à estiagem. Em 9 de fevereiro de 2022 eu registrava no Programa Hora Marcada na Rádio Tupanci a seguinte notícia: “401 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido à estiagem”.
Estiagem é uma situação que tem se repetido nos últimos anos, assim como a inércia de todos os governadores nos últimos quarenta anos.
Falando especificamente da Zona Sul e dos últimos quarenta anos, espaço temporal onde minha memória alcança, nenhum dos governadores construiu uma barragem semelhante a do Chasqueiro, no município de Arroio Grande.
“Com uma área de alagamento da ordem de 1.650 hectares, que armazena um total de 117 milhões de metros cúbicos de água, para um volume útil de 105,6 milhões de metros cúbicos, contando com uma bacia de captação da ordem de 24 mil hectares”.
“Descontada a perda líquida por evaporação, e considerando o consumo de 14 mil metros cúbicos por hectare (valor utilizado no projeto da barragem), a área anual irrigável é da ordem de 7.100 hectares. Devido aos constantes trabalhos desenvolvidos no sentido de redução do consumo d’água, a capacidade de irrigação da Barragem hoje é de 8.100 hectares”. (fonte COODIC).
Se os governadores não construíram barragens para irrigação de áreas agricultáveis, os prefeitos foram tão inertes quanto os governadores, pois não construíram novas barragens com estações de tratamento de água para consumo humano, sendo assim infelizmente a cada ano as notícias sobre os efeitos da estiagem serão uma repetição do ano anterior.