Feliz aniversário
No dia 5 de julho, a coluna Ponto e Vírgula chega ao seu primeiro ano de existência. Aqui, nas páginas do Jornal Tradição Regional, a produção intelectual desperta consciências, construindo novos significados.
Ao transformar um fato em notícia, entregando o mesmo ao leitor como um bem público, o colunista fortalece a democracia.
O resultado desse ano de produção de conteúdo jornalístico se afigura no reconhecimento da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) – eis que recebemos o prêmio “Destaque Comunicação Regional” – e no público leitor que, por meio do aplicativo, acessa a coluna como fonte de informação e a posiciona dentre as mais lidas.
Mudança de data
Caro leitor, o conteúdo que você vai ler foi publicado na primeira edição da Coluna Ponto e Vírgula, em 5 de julho de 2019, quando Pelotas completou 207 anos. Vamos apenas atualizar a idade, pois o conteúdo, mesmo um ano depois, está atualizadíssimo.
A cidade de Pelotas chega aos 208 anos de existência dividida em duas.
A Pelotas do Centro, com obras para todos os lados, abrigos de ônibus semelhantes aos de países europeus, corredores exclusivos para ônibus, ciclovias, iluminação de LED, calçadão revitalizado e… a Pelotas dos bairros, das vilas e do Laranjal, que colecionam buracos. Porém, não é só isso! Falta iluminação pública, faltam médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, quando há médico, são poucas as fichas distribuídas.
Feliz aniversário, Pelotas!
Mais vice do que prefeito
Se as eleições municipais fossem hoje, Pelotas teria mais candidatos a vice-prefeito, do que a prefeito. A candidata à reeleição, Paula Mascarenhas, tem à disposição cinco pré-candidatos a vice-prefeito.
Pelo andar da carruagem, vamos voltar ao período em que os brasileiros elegiam presidente e vice separadamente.
A última eleição, nesse formato, ocorreu em 1960, quando Jânio Quadros foi eleito presidente pelo PTN, vencendo em 16 estados com 5,6 milhões de votos e João Goulart foi eleito vice-presidente pelo PTB, vencendo em 18 estados e no Distrito Federal com 4,5 milhões de votos.
CEEE
Mais uma vez, após temporal que causou muitos estragos, equipes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE/Regional Pelotas), prestaram serviços, garantindo a segurança da comunidade.
Sob o comando do gerente Alexandre Madruga, eletricitários garantiram a manutenção do fornecimento de energia elétrica a atividades essenciais, como hospitais, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) com abastecimento de água, segurança pública e outras atividades imprescindíveis.
Esta é uma empresa pública que será privatizada. Os temporais não vão acabar! Somente o futuro mostrará se sentiremos saudades, ou não, da CEEE!
Eleições
Aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que adia a data das eleições municipais. As datas que seriam 4 e 25 de outubro para, respectivamente, primeiro e segundo turno, passaram para 15 e 29 de novembro.
Até lá, esperamos ter vencido a batalha contra o coronavírus, pois não há como abrir a porta de casa com dois vírus circulando, a Covid-19 e o vírus político.
Saúde pública
A coluna solicitou à assessoria de comunicação da Prefeitura de Pelotas informações da Vigilância Sanitária sobre ocorrência em que um veículo de passeio foi abordado e retido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando transportava roupas e materiais que foram utilizados em testes de Covid-19.
Estamos aguardando tais informações!
30 dias
Profissionais de comunicação que são pré-candidatos a vereador ou a prefeito, com o adiamento das eleições, terão a possibilidade de permanecer na atividade até agosto e a coluna poderá citar nomes por mais 30 dias.