Comércio fechado
Mais uma vez, tornaram-se necessárias medidas restritivas determinando o fechamento do comércio no município de Pelotas. A falta de fiscalização e atitudes irresponsáveis de parte da população contribuíram para a restrição nas atividades comerciais.
Bingo
Na última semana, uma senhora com mais de 70 anos, divertindo-se num bingo no Centro de Pelotas, recebe um telefonema do filho. Corre para o banheiro e atende a ligação, o filho pergunta: “Mãe, por que demorou a atender?”. Ela responde: “Estava dormindo e não ouvi o celular tocar, mas está tudo bem!”. A conversa se desenrola, ela enrola o filho, se despede do rapaz e do bingo, chama um carro pelo aplicativo e volta para a casa. Como cuidar dos idosos?
Desconfiança
Havia suspeita de que o presidente Jair Bolsonaro tivesse contraído o coronavírus em viagem aos Estados Unidos, sobretudo, porque vários membros de sua comitiva que viajaram no avião presidencial contraíram a Covid-19.
A desconfiança foi gerada pelo próprio presidente, que fez o exame num laboratório privado e não divulgou o resultado. Posteriormente, um veículo de comunicação pleiteou a divulgação através da justiça.
Diante da negativa do presidente em divulgar o resultado, parte dos brasileiros acreditava que ele havia testado positivo e não divulgou devido ao contato com apoiadores em locais públicos.
Desconfiança I
Na última semana, contrariando a situação anterior, o presidente agiu como outros líderes mundiais que testaram positivo.
Manifestou publicamente que fez o exame num hospital das forças armadas e divulgou o resultado positivo para Covid-19.
Agora, brasileiros desconfiados de uma conduta tão normal, não acreditam no teste positivo.
A situação demonstra claramente que, se a falta de transparência nos atos de um líder anteceder a verdade, esta última, mesmo que legítima, gera desconfiança.
Números
Opinião do colunista: os números sobre a Covid-19 em Pelotas e região não correspondem à realidade. Vejamos o 6º óbito registrado em Pelotas, um idoso, de 67 anos, que faleceu em atendimento na UPA Areal no dia 5 de julho.
A confirmação do resultado só foi divulgada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) dois dias depois, dia 7, quando o paciente entrou na estatística de confirmados e de óbito por Covid-19.
Quanto tempo este cidadão circulou com o vírus sem ter sintomas? Excluindo familiares, quantas pessoas tiveram contato com ele em atividades supostamente normais, como no trabalho, numa lotérica ou noutro local?
Números I
Segundo fonte, parente de comerciário, uma loja em Pelotas identificou cinco funcionários positivos para Covid-19. Os 5 foram afastados do trabalho, porém, os colegas que não positivaram, seguiram suas atividades.
Como saber a origem da contaminação? Será que clientes levaram ou pegaram o vírus na loja? Os colegas fizeram novos testes no período de 14 dias?
Afastando qualquer preconceito, acredito que cada pessoa testada positivo para Covid-19, juntamente com os órgãos de saúde municipais, deveriam divulgar publicamente as atividades e locais visitados pelo paciente nos últimos 20 dias.
A divulgação pública deve ser usada como informação e prevenção, sem causar pânico.
Quanto mais informações, mais protegidos estaremos, caso contrário seremos inocentes visitando o coronavírus!
Números II
Em Pelotas, dados da Prefeitura Municipal apontam que, 29% dos casos de infectados residem no Centro da cidade, 19% no bairro Fragata, 18% no Areal e 17,5% nas Três Vendas.
De acordo com pesquisa divulgada pelo Jornal do Comércio, os grupos com maior número de infectados em Pelotas são: profissionais da saúde com 25,8%, pessoas que atuam no atendimento do comércio em geral com 16,7% e idosos com 10,1%.
Números III
Dentre os pequenos municípios da região sul, Turuçu registra o primeiro caso positivo para Covid-19. A paciente, de 66 anos, está internada em São Lourenço do Sul.