Dêem a Deus o que é de Deus!

Hora Luterana.

O conflito entre Israel e o Hamas tem deixado marcas terríveis na história da humanidade. Muitos inocentes têm morrido em meio às batalhas, e não somente habitantes locais, estrangeiros também, até mesmo brasileiros. O fato é que a tensão provocada entre religião e política demonstrada nesta guerra, não é assunto novo.

Desde antes de Cristo este conflito existe, e estabelecer a fronteira é matéria complicada. Martinho Lutero atreveu-se a escrever algo a respeito, especialmente no que diz respeito à tensão entre Igreja e Estado. Para ele, a Igreja tem a responsabilidade de pregar a palavra de Deus, enquanto que o Estado tem a responsabilidade de governar uma nação. Quando política e religião se misturam, temos problemas bem sérios que já se mostravam em sua época. Esta visão de Lutero brota do pensamento de Cristo.

Quando o Salvador foi perguntado a respeito dos impostos que precisavam ser pagos, foi bem claro: “Deem, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” (Mateus 22.21) Com estas palavras, Jesus estabeleceu a fronteira de atuação da Igreja (religião) e do Estado (governo). Precisamos compreender bem esta diferença, pois assim, a vontade de Deus é realizada no mundo. Que Ele nos conduza em meio aos conflitos da vida!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome