Cães Braquicefálicos – O que são?

A espécie canina compreende animais de raças variadas. Desde cães de pequeno porte a cães mais encorpados, a anatomia é definida pelas dezenas de centenas de mudanças corporais causadas pelos cruzamentos entre diferentes raças durante os séculos, tanto de forma natural, quanto selecionadas pelo ser humano, principalmente, com fins de comercialização. Contudo, alguns resultados desses cruzamentos indiscriminados causaram deformidades faciais que se tornaram características de alguns indivíduos.

Anatomicamente, há três tipos de formatos para as cabeças dos caninos. Os cães Dolicocefálicos possuem a cabeça e o focinho alongados, como os Galgos e os cães da raça Dachshund. Já os Mesocefálicos possuem tamanhos de focinho e de cabeça médios, como o Golden Retrivier e o Pastor Alemão. Porém, os Braquicefálicos possuem cabeça pequena e focinho encurtado. Os principais exemplos são os Bulldogs, Pugs, Shih Tzu e Boxer. Estes animais sofrem mais problemas cardíacos e respiratórios, principalmente em períodos quentes, visto que é através da respiração que os cães perdem calor e mantém a temperatura corporal estável.

Com a chegada do frio, o fator temperatura se torna menos perigoso para animais dessas raças. Entretanto, exercícios prolongados não são recomendados, mesmo em épocas frias. Além da manutenção de temperatura corporal, o focinho mais alongado permite que o cão inspire mais ar e que este seja pré-aquecido, umedecido e filtrado de sujidades antes de chegar aos pulmões. Pela característica dessas raças, os Braquicefálicos apresentam maior sobrecarga no sistema respiratório e também no coração. Outra característica anatômica que muitos desses animais apresentam é o estreitamento das narinas, levando esses animais a estarem ofegantes mesmo sem altas temperaturas.

Todas as raças de pets são companheiras quando os cuidados necessários são tomados e quando criadas de forma amorosa. Porém cada uma requer cuidados especiais, seja por doenças genéticas ou por características anatômicas específicas. Entender isso é necessário para que cães Braquicefálicos tenham qualidade de vida, como qualquer animal de qualquer raça.

Dica veterinária da semana
Cuidado com a alimentação desses animais, pois o sobrepeso pode sobrecarregar mais ainda o sistema cardiovascular, além da respiração. Antes de adquirir um animal com essa conformação facial, é necessário também entender que essas raças podem necessitar de mais cuidados veterinários, com uma frequência maior, até mesmo em termos reprodutivos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome