Bem-te-vi

O colunista Paulo Souza.

Na coluna anterior escrevi sobre o joão-de-barro, que por sinal foi muito apreciada. Dentro dos comentários o amigo Luiz Fernando Salum, que adora caminhar no calçadão do nosso Laranjal, sugeriu que eu escrevesse sobre um pássaro da sua infância: o bem-te-vi. Acompanhem e tenham boa leitura!

A lenda do bem-te-vi
Uma lenda diz que quando o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) canta sobre um quintal ou casa, alguma mulher daquela residência ficará grávida. Então as mulheres ficam sempre atentas aos hábitos desse passeriforme tão comum nas cidades. Uma outra lenda diz que o bem-te-vi foi quem denunciou Jesus Cristo, quando procurado pelos judeus. Sendo que outra versão dessa história diz que a denúncia foi feita quando Jesus era menino e seus pais fugiam com ele para o Egito, para evitar ser morto.

Mas a que eu mais gosto é a que diz que um dos primeiros pássaros a anunciar que o sol está nascendo, o bem-te-vi, é um símbolo da prosperidade. Ele representa a alma humana em conexão com a espiritualidade. Com alegria, o pássaro pequeno canta, ensinando que o entusiasmo e a vontade de vencer devem permanecer acima de todas as tristezas e decepções.

O bem-te-vi não se deixa amedrontar por outras espécies – defende o seu ninho sem se importar com o tamanho do predador. Quantas vezes você deixou o seu medo ser maior que tudo? Reflita e abra as suas asas para entender que você também tem o seu lugar. Voe com leveza e coragem, combatendo o medo, em direção à luz do sol.

Tudo está no seu lugar
Graças à interferência do Patrão Velho lá de cima, as atividades nas Entidades Tradicionalistas estão voltando. O CTG Raízes do Sul já retornou aos ensaios das invernadas, a União Gaúcha João Simões Lopes Neto também já retornou a pleno vapor e até realizou um grande evento no último sábado (23) com um belo jantar e depois um fandanguito pro pessoal desenferrujar as pernas e tirar as pilchas dos armários.

Por hoje é só, grato pelo carinho de vocês.

Até a próxima, tchê!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome