A Associação dos Produtores de Doces de Pelotas anunciou que o produto vai ter aumento de R$ 1, o que eleva o preço do doce tradicional, aquele do tamanho de um quindim, para R$ 7,50. A alteração no preço dos doces pelotenses decorre, principalmente, em razão do aumento do preço do ovo.
Sem desfazer do doce e com todo respeito a esse patrimônio cultural de Pelotas, sinto-me no dever de promover a comparação dos preços de um doce tradicional e de 1 kg de arroz que, atualmente, se equivalem, “em preço”, mas em sabor jamais!
Degustar um doce tradicional de Pelotas será sempre um momento único, contudo, seu tamanho é para consumo individual e termina entre a terceira e quarta mordida. Já 1kg de arroz serve aproximadamente 15 refeições. Outro fator que deve ser levado em conta é o processo de produção. O custo e as etapas de produção do arroz irrigado produzido em nossa região são inimagináveis para a maioria da população.
Comparados os preços, o doce e o cafezinho são para a elite consumidora o que é o arroz para a maior parte da população.
Manifestações feministas são cada vez mais necessárias em um Brasil repleto de violência e desigualdade de gênero
A primeira mulher a comandar o Superior Tribunal Militar tomou posse e cobrou do presidente Lula (PT) a indicação de mais mulheres para os tribunais superiores.
As primeiras palavras de Maria Elizabeth Rocha deram o tom do discurso dizendo que é feminista e que defende a efetiva igualdade de gênero. Na sequência, se dirigindo ao presidente da República, a magistrada afirmou que nutre esperança de que mulheres continuem sendo indicadas não apenas para o poder judiciário, mas também para todos os espaços de participação política e jurídica do país.
A luta feminista sempre transpareceu ser uma bandeira de todas as mulheres, isto é, um movimento homogêneo e teve início através de mulheres brancas, intelectuais, denominadas sufragistas, pois lutavam para ter o direito ao voto – sufrágio universal.
Com o passar do tempo e, possivelmente, das ondas feministas, segundo algumas autoras, o feminismo e as mulheres pertencentes a ele, evidenciou as diferentes lutas, visto que, enquanto as mulheres brancas lutavam pelo direito de trabalhar, as mulheres negras trabalhavam desde criança.
Em uma sociedade patriarcal, cada conquista, cada espaço de liderança ocupado por uma mulher deve ser celebrado.
O trânsito continua causando mortes, quem são os responsáveis?
Entre a noite de quarta (12) e a manhã de quinta-feira (13), oito pessoas morreram em acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul.
Em Santo Augusto, na ERS-155, uma colisão entre carro e caminhonete provocou a morte de três pessoas. Morreram o motorista da caminhonete e dois ocupantes do automóvel. Em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, um acidente entre duas motocicletas causou a morte dos dois condutores na ERS-030, perto da localidade de Boa Vista. Em São Vendelino, na Serra, o condutor de um automóvel e um menino de 6 anos morreram na ERS-446 em colisão contra um caminhão. Em Porto Alegre, um motociclista perdeu a vida ao bater a moto contra um poste na avenida Edgar Pires de Castro.
Donald Trump e seus aliados x O planeta: uma disputa que pagaremos a conta
Enquanto o governo de Donald Trump revoga as regras climáticas fechando escritórios de Justiça Ambiental nos Estados Unidos, a Argentina de Miley, amigo de Trump, se recupera do temporal do último fim de semana, que inundou mais de 2 milhões de hectares de áreas de pecuária e agricultura. Foram atingidas 13 regiões na província de Buenos Aires. Nesses lugares, choveu cerca de 400 mm em poucas horas, mais que o dobro previsto para todo o mês. Em Bahia Blanca, 650 km da capital Buenos Aires, foram registradas 16 mortes e mais de 1 mil desalojados.
Pelotenses estão entre os novos desembargadores de Justiça do Estado
Cinco novos desembargadores tomaram posse no Tribunal de Justiça do RS, dentre eles o promotor de Justiça, Márcio Schlee Gomes, e o advogado, professor, ex-diretor do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ex-presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pelotas, Alexandre Fernandes Gastal. A comunidade da Zona Sul compartilha tamanha satisfação.