7 cuidados com os pneus do carro que você precisa ter

Rubilar Barros.

O pneu é um componente muito importante do automóvel, e faz parte da segurança do mesmo. Por este motivo, os cuidados com os pneus do carro também devem ser uma prioridade.

Dicas de cuidados com os pneus

Separamos as 7 principais dicas de cuidados com os pneus do carro, para que, de alguma forma, eles durem bastante e forneçam mais segurança, em todas as condições de viagem. Confira a seguir!

1 – Calibre periodicamente os pneus

A calibração dos pneus deve ser feita todas as vezes que o carro for abastecido, ou ao menos, de 15 em 15 dias. Geralmente, a calibração ideal para cada modelo de automóvel está no manual do fabricante.
Se o pneu estiver abaixo da pressão estipulada pelo manual, sua vida útil será menor, e assim também contribuirá para o aumento do consumo de combustível. Portanto, a calibração adequada garante a segurança do veículo.

2 – Faça um rodízio de pneus

Tanto os pneus dianteiros, quanto os traseiros, estão sujeitos a terem cargas diferentes, e assim não suportam as frenagens da mesma forma. Então, o rodízio garantirá que todos os pneus do veículo tenham um desgaste parecido, aumentando a durabilidade e o equilíbrio.

3 – Fique de olho no alinhamento e balanceamento

Essa manutenção deve ser feita sempre que você realizar o rodízio de pneus, ou quando sentir que o carro tende a puxar para algum dos lados. Ou ainda, sentir alguma trepidação. O alinhamento corrige a tendência do automóvel de se deslocar para um dos lados, e o mantém em linha reta.

4 – Evite sobrecargas

Cargas em excesso podem comprometer a estrutura do pneu, o que poderá também acentuar o desgaste.

5 – Componentes e fluidos

É importante lubrificar as porcas dos pneus. Isso ajudará a evitar que elas enferrujem, e facilitará na hora da troca.

6 – Evite freadas bruscas

Qualquer freada mais brusca já irá contribuir para que o pneu fique desgastado. Quanto mais forte ela for, maior será o dano causado para a estrutura do pneu.

7- Cuidado com solos indevidos

Cada pneu é indicado para um tipo de terreno. Isto significa que, rodar na cidade com um pneu produzido para ser usado apenas em terra, diminuirá a estabilidade do carro, fazendo com que os pneus se tornem desgastados, e o consumo de combustível aumente.

A revisão de final de ano

As festas de final de ano estão chegando, e talvez você já até tenha pensado em pegar a estrada para aproveitar esse momento, não é mesmo? Mas, antes dessa viagem chegar, é preciso pensar em um item mais importante: a segurança.
Por mais que você não viaje para um lugar muito longe. É importante lembrar que, nessa época do ano, há muito trânsito, em todos os lugares. E isso exige também muita atenção e o bom funcionamento do seu automóvel.
Por isso, além de todos os outros itens planejados, tais como documentação, bateria, embreagem, ar condicionado, os pneus também devem ser revisados antes de viajar. Seguindo todas as dicas acima, com certeza você fará uma viagem segura!

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome