O mapa definitivo da 10ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual, divulgado na segunda-feira (15), teve dez regiões em bandeira vermelha, entre elas, Pelotas.
Dentre os municípios que integram a Zona Sul que realizaram pedidos de reconsideração junto ao Estado está Piratini. Porém, o recurso foi negado, consequentemente ficando na cor vermelha pela segunda semana.
Conforme documento divulgado pela Prefeitura, o Gabinete de Crise para Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 explicou que para esta rodada foram considerados os registros de óbitos e hospitalizações para o vírus cuja confirmação foi registrada no Sivep-Gripe (sistema de vigilância) entre os dias 26 de junho e 9 de julho. O município registrou um óbito no dia 28 de junho.
Diante disso, a partir do decreto nº 221, vigente até a segunda-feira (20), fica proibido o consumo de alimentos em comércio varejista, bem como em locais de alojamentos e alimentação, sendo permitido o sistema pague e leve.
Além disso, igrejas e templos podem funcionar com capacidade de público de até 20%, ou seja, limite de 20 pessoas.
“O governo municipal tem pautado o cumprimento dos regramentos determinados pelas instâncias superiores”, afirmou o prefeito Vitor Ivan Rodrigues (PDT), em vídeo publicado nas redes sociais do Executivo. Ainda, ele pediu a colaboração da população para evitar a propagação do vírus, utilizando a máscara e saindo de casa somente quando necessário.
Até o fechamento desta edição, a cidade contabilizava 11 casos confirmados de coronavírus, sendo dez considerados recuperados.