Piratini: Emater realiza 10ª edição do Concurso Municipal de Borregas

Evento reuniu produtores dos distritos rurais de Piratini (Foto: Divulgação/Emater)

A Emater/RS-Ascar realizou na sexta-feira (25), nas dependências da Associação Rural de Piratini, a 10ª edição do Concurso Municipal de Borregas. O evento é destinado e reúne produtores dos cinco distritos rurais do município, que tem a entidade como fonte de assistência técnica,  e que leva para o certame o melhor da genética no tocante aos rebanhos de campo, expondo as fêmeas que mais se enquadram no chamado stander racial e que concorrem entre si.

Para a médica veterinária e chefe do escritório local da Emater, Marina Sinotti, a intenção principal é a confraternização entre os criadores que geralmente se encontram uma vez por ano na realização do concurso, mas que esse serve ainda para atestar a qualidade da lã que eles produzem.

“Um convênio entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Associação Riograndense de Criadores de Ovinos (Arco), entidade que faz o processo e é responsável pelo processo que chamamos de micronagem, que na prática significa a retirada de uma pequena amostra da lã dos animais, sendo esta enviada para a Arco que dá, por exemplo, a espessura, agrega valor no momento de comercializar o produto, pois atesta a sua qualidade sem custo extra para quem produz”, explica Marina.

Ela conclui destacando que o evento ainda é uma ferramenta de trabalho para quem em Piratini atua na área, pois estimula o produtor a não cruzar seu rebanho, fazendo com que ele mantenha raças e busque o aprimoramento do mesmo, o que pode levá-lo a obter até 40% na hora de vender a lã.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome