Uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Piratini realizada hoje (30), com a presença do prefeito Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues (PDT), marcou a devolução aos cofres do município de R$ 495 mil, recurso oriundo do duodécimo, que é a sobra do orçamento do Legislativo em 2019.
O presidente da Casa, Alexis de Matos (Progressistas), pediu ao chefe do Executivo que este valor seja destinado para as secretarias de Infraestrutura e Logística e de Serviços Urbanos. “Nos últimos 11 meses, a Câmara realizou 40 sessões ordinárias e, em média, 13 requerimentos por sessão foram destinados às referidas pastas. Isso nos leva a concluir que a maior necessidade do município está na prestação de serviços realizados pelos órgãos citados”, entende Matos, calculando que o valor é suficiente para adquirir 125 mil litros de óleo diesel para as máquinas e caçambas usadas no nivelamento de vias.
Ao se manifestar, o prefeito disse que o recurso chega em boa hora, pois é de conhecimento geral que a Prefeitura passa por uma crise estrutural, orçamentária e financeira, o que não é uma exclusividade de Piratini, e sim, de todos os municípios do Brasil.
“Governos anteriores tiveram oportunidades ao receberem recursos do Estado e da União que nós não estamos recebendo. Isso nos remete a sérias dificuldades nos levando a gastar tempo, energia e recursos para tentar criar sobrevida para o município que tem uma estrutura pequena, mas demandas desproporcionais a ela, portanto esse montante nos é entregue em um ótimo momento e vai nos ajudar muito”, assegurou Rodrigues.