Escola infantil de Piratini participará do Projeto Agrinho

Alunos doaram os travesseiros confeccionados ao Caps Farroupilha (Foto: Nael Rosa/JTR)

A Escola de Educação Infantil Recanto Infantil, gerida pela Prefeitura de Piratini, está inscrita para a edição anual do Programa Agrinho, ação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) e idealizada para a formação de uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental, despertando o interesse por temas como: trabalho e consumo, cidadania, saúde e meio ambiente.

Entre as ações do projeto do educandário, os alunos do Pré Nível I, que tem em média cinco anos e são assistidos e coordenados pela professora Marilise Soares, confeccionam os “travesseirinhos terapêuticos”, feitos de retalhos e recheados com ervas extraídas do campo.

“Essa é a conexão com o meio ambiente. Até realizamos outra ação ao cuidar de um dos canteiros centrais da cidade, mas este foi destruído, pois todas as flores que plantamos foram arrancadas”, lamentou a professora.

Ela entende que conectar seus aprendizes com algo que é tão degradado pelo homem, é de extrema importância, uma vez que isso influencia na formação do caráter das crianças, que se tornarão adultos e poderão mudar a atual realidade.

“Também estamos juntando tampinhas de garrafa pet e que serão futuramente trocadas por uma cadeira de rodas para ser doada a uma instituição, o que é relevante em nosso projeto, já que considero importante trabalhar a parte social, o fazer bem ao outro”, destacou Marilise.

Quanto aos travesseirinhos terapêuticos que devem ser colocados junto ao travesseiro na hora de dormir, estes foram levados pelas crianças para o Centro de Atenção Psicossocial, o Caps Farroupilha, já que além de comprovadamente ajudarem pessoas que sofrem de problemas respiratórios, também acalmam e colaboram com quem tem insônia e estresse.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome