O Museu Histórico Farroupilha (MHF), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recebeu uma doação de quadros dedicados a personagens da Guerra dos Farrapos. As obras serão integradas à coleção TcheVoni, composta por mais de 1,5 mil peças expostas no museu. As figuras presentes nos quadros foram criadas por inteligência artificial e representam Bento Gonçalves, Dona Caetana (esposa de Bento), Antônio Ribeiro, General Neto, General Canabarro, Giuseppe Garibaldi e Anita Garibaldi. Os itens chegaram ao museu, na cidade de Piratini, nessa segunda-feira.
O doador e colecionador Volnir Júnior dos Santos, conhecido como TcheVoni, é gaúcho de São Francisco de Paula e fez essa doação como homenagem pelos 187 anos da Proclamação da República Rio-Grandense. Os quadros foram cedidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), do projeto Vultos Rio-Grandenses, e contaram com recursos doados por Joe Sarmento, criador do Grenal de Bombacha USA.
De acordo com a diretora do Museu, Luiza Rodrigues, “neste momento especial, em que se comemoram os 187 anos da Proclamação da República Rio-Grandense, TcheVoni não apenas celebra a história, mas também os laços de amizade e apoio que mantêm viva a chama da cultura Farrapa”, constatou Luiza.
As peças estão em processo de catalogação e a proposta é realizar exposições itinerantes. O museu está fechado temporariamente para obras de recuperação.
O museu
Fundado em 1953 pelo Estado do Rio Grande do Sul, o Museu Histórico Farroupilha é considerado um pilar fundamental para construção da identidade gaúcha. Seu acervo é um dos principais narradores do episódio divisor de águas da história do Estado, a Guerra dos Farrapos, e a formação da República Rio-Grandense. Configura-se em uma matriz para pesquisas de valor histórico e científico e em equipamento cultural e turístico de Piratini.