Regional Sindical Sul promove palestra virtual para trabalhadoras rurais

Foto: Divulgação

O Outubro Rosa é o mês da campanha de conscientização direcionada às mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo de útero.

A Regional Sindical Sul, em parceria com o Senar-RS, realizou no dia 19 uma videoconferência para as trabalhadoras rurais de seis municípios, com o objetivo de alertar sobre a doença e os impactos psicológicos causados pelo diagnóstico de um câncer. Participaram da palestra online cerca de 20 mulheres dos municípios de Pinheiro Machado, Canguçu, Santana da Boa Vista, Arroio Grande, Piratini e Pelotas.

A palestrante e psicóloga Maria Helena Pinheiro abordou o tema Outubro Rosa, destacando a importância da prevenção, os cuidados e os medos enfrentados após o diagnóstico do câncer. Salientou também os diversos papéis exercidos pela mulher, os tipos de violências domésticas e a depressão feminina.

“Fiquei muito feliz em ver as mulheres da Regional Sul, principalmente as pinheirenses, se conectando por meio de videoconferência para debater questões importantes da saúde da mulher”, relatou a diretora Executiva da Fetag-RS, Maribel Moreira.

“Os eventos relativos ao Outubro Rosa aconteciam de forma presencial em todos os sindicatos, este ano, devido à pandemia a videoconferência foi a alternativa para dar continuidade ao trabalho. Temos lutas, conquistas e não podemos desistir”, disse a assessora da Regional Sindical Sul, Suzi Domingues.

Segundo o Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as trabalhadoras rurais representam 45% da força de trabalho e contribuem com mais da metade da produção de alimentos consumidos no país.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome