Aos 64 anos da imigração japonesa no Rio Grande do Sul, a Associação de Cultura Nipo-Brasileira de Pelotas, busca manter laços de fraternidade e atenção para com as demandas da cidade. Foi com este intuito que o Cônsul do Japão, Dr. Takashi Yokoyama, esteve na Santa Casa de Pelotas, na última segunda-feira (31).
Acompanhado pelo presidente da Associação, Alexandre Tadahisa e pelo ex-vereador Rafael Amaral, o representante do governo japonês esteve em visita ao Provedor da Santa Casa de Pelotas, Dr. Francisco Neves, onde além de rememorar a relação histórica do município com a comunidade asiática, trataram de possíveis parcerias que beneficiem a população pelotense.
Levantada por Rafael Amaral, a transferência de tecnologia entre instituições japonesas e a Santa Casa, foi um dos pontos altos da conversa. Amaral argumenta que o Japão é uma referência em produção de tecnologia, e que a possibilidade de contribuição com a Santa Casa é gigantesca. “Tenho trabalhado na direção de colocar a nossa Santa Casa em uma condição de estar incorporando práticas que já são consagradas em instituições de saúde de outros países; isso nos possibilita melhorar o atendimento ao paciente SUS e oportunizar qualificação das condições de trabalho aos nossos valorosos funcionários”, destacou.
Em fase final de seu curso de doutorado em Portugal, Rafael Amaral relembrou a conquista do protocolo de irmandade entre as Santas Casas de Braga e Pelotas, bem como a tramitação de documentos que formalizarão as parcerias com a Santa Casa de Coimbra, Instituição com 520 anos de atividades de saúde, sendo tal condição estabelecida quando acompanhou o Provedor Neves às Instituições portuguesas.
O Cônsul japonês demonstrou-se bastante entusiasmado com a possibilidade auxiliar a Instituição hospitalar, reforçando a importância da Associação Nipo-Brasileira na cidade como ente intermediário e como canal para efetivar os avanços tratados.