A raça de bovinos Angus iniciou suas atividades na 93ª Expofeira na última quarta-feira (9), quando ocorreu o julgamento com a participação de 25 trios e avaliação do médico veterinário Aldo Tavares. Foram programados três remates durante a exposição, com oferta do plantel de importantes criatórios da região. Na quarta (9), a vendedora foi a Cabanha Recalada e hoje (11), às 18h, entram em pista, exemplares da Cabanha Santa Eulália, de Joaquim Melo.
As vendas da raça se encerram no domingo (13), com o tradicional Leilão Só Angus. Em sua 19ª edição, o leilão oferece touros jovens das cabanhas Albardão, Santa Amélia, Santa Joana e Tradição, de Santa Vitória do Palmar. O leilão colocará em pista 14 reprodutores que estão na lista dos 100 touros Angus jovens SA (Superiores para Acasalamento) do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). Para abrilhantar a oferta também irão à venda os três animais do trio PC Grande Campeão da Expointer 2019. Ao todo, serão negociados 100 touros e 50 ventres PO (Puro de Origem) e PC (Puro Controlado). O leilão, chancelado pela Associação Brasileira de Angus, terá início às 17h e estará sob comando da Casarão Remates.
Ainda no domingo, o Núcleo Sudeste Angus realiza, a partir das 8h, o 2º Concurso de Jurado Jovem.
Características
A raça Angus traz consigo inúmeras vantagens para quem trabalha com a atividade agropecuária. Além dos ganhos de rentabilidade obtidos com a produção da Carne Angus Certificada, o criador tem benefícios dentro da porteira. Animais Angus são dóceis, precoces e obtêm excelentes ponderais de ganho de peso em diferentes condições de clima e relevo.
Há inúmeras razões para se escolher a raça Angus ao definir a base genética de um criatório. Além das qualidades inigualáveis atribuída à carne dos animais, a Angus oferece maior giro financeiro ao pecuarista em função da alta fertilidade e precocidade sexual dos rebanhos. Sendo uma raça de retorno certeiro para recriadores e terminadores, a Angus também se torna uma oportunidade extraordinária para quem produz genética. Em pista, os reprodutores Angus têm excelente liquidez e valorização de Norte a Sul do Brasil.
Fonte: ABA