Programação dos ovinos começa com 18º Simpósio de Ovinocultura na Expofeira Pelotas

No sábado (12) ocorrerão os julgamentos de classificação, de lã e de velos (Foto: Arquivo/Edu Rickes/Divulgação ARP)

A participação dos ovinos na 93ª Expofeira Pelotas começou já na segunda-feira (7), primeiro dia de programação, com as atividades do 18º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul e 8ª Semana Acadêmica da Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os eventos estão inseridos na Conferência Rural da Zona Sul.

A Casa da Ovelha recebeu a inscrição de 22 animais de seis raças ovinas para a exposição morfológica. De acordo com o presidente da entidade, o ovinocultor Joel Stocker, são oito animais da raça Corriedale, cinco Hampshire Down, dois Ideal, dois Romney Marsh, três Texel e dois Texel naturalmente coloridos. A entrada dos animais de galpão ocorreu na manhã de quinta (10) e sexta (11).

Hoje (11), as atividades iniciaram às 8h, com Mostra da Pecuária Familiar e Concurso de Borregas – trio rústicas, realização da Emater/RS-Ascar. A mostra continua à tarde, a partir das 14h, com entrega de prêmios às 16h.

No sábado (12), a partir das 9h, ocorre o julgamento de classificação das raças de carne, na pista D. O jurado é o médico veterinário Fernando Soares Piégas. Paralelamente, acontecem as instruções do minicurso de jurado.

À tarde, a partir das 14h, ocorre o julgamento de classificação das raças de lã e de velos, na pista D. A entrega de prêmios será no domingo (13), ao meio-dia, durante almoço de integração, na Casa da Ovelha. Ainda no domingo, às 14h, haverá demonstração de pastoreio com cães da raça Border Colie e rebanho ovino, na pista A.
Diariamente, a Casa da Ovelha serve almoço por adesão, ao meio-dia, com pratos à base de carne ovina.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome