Pelotas: Quinzena do Pêssego começa nesta sexta-feira (25)

A Corte do Pêssego 2022 é formada pela princesa Jordana Kickhofel da Silva, de 15 anos, e a rainha Bruna Chagas Félix, de 18 anos. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Está tudo pronto para os dois principais eventos alusivos à safra 2022 do pêssego em Pelotas, a Quinzena do Pêssego e a Festa Municipal do Pêssego.

A primeira, que se estende até 9 de dezembro, tem lançamento previsto para sexta-feira (25), a partir das 10h no Largo do Mercado, com bancas na área central e nos bairros – oportunidade para o consumidor adquirir a fruta diretamente do produtor, nos mesmos pontos de venda da Feira Municipal do Morango.

O ponto alto da Quinzena, cuja organização envolve Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, do Sindicato da Indústria Alimentícia de Doces e Conservas de Pelotas e Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, é a Festa Municipal do Pêssego.

O evento será realizado no dia 4 de dezembro, na Comunidade São Pedro, na Vila Nova, 7º Distrito de Pelotas, juntamente com a abertura oficial da colheita, em uma propriedade produtora vizinha. A entrada é gratuita e o estacionamento ao custo de R$ 10.

Tanto a Quinzena como a Festa foram anunciadas no início de novembro, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença dos responsáveis pela organização, produtores, apoiadores, como Embrapa e extensionistas dos escritórios regional e municipal da Emater, autoridades políticas e, claro, as representantes da Corte do Pêssego, a rainha Bruna Chagas Félix, de 18 anos, e a princesa Jordana Kickhofel da Silva, de 15.

“Pelotas responde, no país, por 90% da produção. O pêssego é a principal cultura das pequenas propriedades do nosso município, envolvendo a atividade de 600 famílias em três mil hectares, com produção de 30 a 40 milhões de quilos por ano. A Quinzena do Pêssego tem por objetivo aumentar as vendas dos produtos in natura direto para a mesa do consumidor”, disse, na ocasião, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB).

A organização da festa está a cargo da Comunidade São Pedro da Vila Nova, Vila Nova Esporte Clube e Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição.

Serviço

O quê? Festa Municipal do Pêssego
Quando: 4 de dezembro, a partir das 9h
Onde? Vila Nova, 7º Distrito, Quilombo
Quanto? Gratuito
Estacionamento: R$ 10

Programação da festa*

9h – missa na Comunidade São Pedro
10h – abertura da colheita em propriedade vizinha à Comunidade
11h – apresentação da banda Diplomata
11h30 – almoço na sede do CCN Raízes da Tradição
14h30 – café colonial no salão da Comunidade
15h – apresentação artística do CCN sobre a história do pêssego
15h30 – abertura oficial com pronunciamento de autoridades
16h – Concurso melhor pêssego
17h – apresentação Grupo Querência
21h – encerramento, com grupo Paradoxo, no salão da Comunidade
* o evento é aberto ao público

Confira a localização das bancas

– De segundas a sábados – Largo do Mercado Central

– Segundas-feiras – Terra Nova, avenida 25 de Julho

– Terças-feiras – avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves

– Quartas-feiras – avenida Fernando Osório, entrada da Lindoia

– Quintas-feiras – avenida Senador Salgado Filho (Havan)

– Sextas-feiras – avenida Dom Joaquim, esquina rua Gonçalves Chaves

– Sábados – avenida Senador Salgado Filho (Havan)

– Sábados e domingos – Laranjal – avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, esquina avenida Rio Grande do Sul, e nas proximidades do Trapiche

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome