Pelotas: Leilão Montana põe 60 fêmeas e 25 touros em pista na ARP

Pavilhão de remates Álvaro Azevedo receberá 60 fêmeas e 25 touros, com peso médio de 832 quilos. (Foto: Edu Rickes)

Com transmissão ao vivo pelo Lance Rural, o leilão Montana desta 97ª Expofeira Pelotas levará à pista do pavilhão de remates Álvaro Azevedo, da Associação Rural de Pelotas (ARP), às 19h de terça-feira (10), 60 fêmeas de um a dois anos e 25 touros de dois anos de idade, com peso médio de 832 quilos. “Todos têm genômica e Ceip [Certificado Especial de Identificação e Produção]”, afirma a produtora Anna Luísa Quinto di Cameli. No martelo, Knorr Remates.

A programação do composto Montana, no entanto, começa mais cedo. O julgamento morfológico está marcado para as 15h, no Parque Ildefonso Simões Lopes. O julgador é o empresário Luiz Roberto Saafield, do frigorífico Coqueiro. A produtora explica a opção: “É um jurado para ver e medir a qualidade da carne”.

Todos os animais que participarão do remate possuem Certificado Especial de Identificação e Produção. (Foto: Edu Rickes)

De volta ao leilão Montana: “Pista limpa, se Deus quiser”, diz Anna Luísa. Ela confia. Garante que o plantel de touros da Estância da Gruta e de fêmeas da Estância Chaves, ambas no Capão do Leão, estão cada vez melhores. No caso dos touros, boa parte deles ainda com dente de leite. Destaca o lote 1 do leilão, com Yan da Gruta, tatuagem 1656. “Touro testado pelo programa Montana, é minha aposta para ganhar o campeonato”, avalia. Catálogo em formato PDF e uma planilha de dados sobre as ofertas em pista estão disponíveis para download no site da Estância da Gruta.

A abertura do leilão este ano vai reservar uma fala do presidente da Associação Internacional de Criadores Montana, José Pavan Neto. Ele vai abordar a raça Montana e o mercado de carne em geral. “Está todo mundo assustado, mas acho que não é para tanto”, diz a produtora rural, em referência aos preços baixos praticados atualmente na pecuária. “Vai dar uma reagida, e é assim a pecuária, é cíclica, a atual situação não é estacionária, o Pavan vai falar também sobre isso”, conclui.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome