O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais visitados da Expofeira Pelotas abriu suas portas para o público na quinta-feira (10) e neste ano traz 40 empreendimentos de 12 municípios. Ao todo são 25 agroindústrias, três floriculturas e 12 artesãos.
No espaço, que permanece até domingo (13), a partir das 10h, os visitantes têm a oportunidade de adquirir uma grande diversidade de produtos como queijos, iogurtes, salames, linguiças defumadas, embutidos, doce de leite, compotas, geleias, produtos à base de pimenta, erva-mate, hortaliças e frutas, sucos, pães, cucas, bolachas, conservas vegetais, artesanato e flores. O local fica na área de exposição, próximo ao pavilhão Jorge Gertum, no parque Ildefonso Simões Lopes.
Com um número maior de empreendimentos do que o ano passado, quando participaram 27 expositores, o espaço também registra incremento a cada edição. No ano passado, o faturamento total do pavilhão chegou a R$ 68 mil, incremento de 30% em relação ao ano anterior. O valor arrecadado é reinvestido nas propriedades. A demanda por produtos da agricultura familiar também é crescente entre os visitantes da Expofeira, pois no ano passado, no meio da tarde de domingo, muitos já tinham comercializado quase que a totalidade dos seus produtos.
O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Renato Cougo dos Santos, acompanha de perto o trabalho dos produtores a cada nova edição, que tem marcado presença em diferentes eventos regionais, como a Fenadoce e a Feira de Artesanato, Comércio, Indústria e Serviços (Fearg) de Rio Grande.
Além dos benefícios à população pela qualidade dos produtos oferecidos, a feira é uma oportunidade de convívio com os visitantes da expofeira, proporcionando o contato direto entre produtor e consumidor. A feira tem a promoção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa Clima Temperado, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Emater/RS-Ascar.