
O Núcleo Sudeste de Criadores de Angus preparou intensa programação para a 97ª Expofeira Pelotas. São três remates, pelo menos 20 trios em julgamento morfológico, oito cabanhas envolvidas (Recalada, Santa Eulália, Albardão, Tradição, Santa Amélia, Santa Joana, Três Marias e Passo Comprido), um workshop da Carne Angus, concurso de assado e um evento batizado de Angus Kids, no dia 12 de outubro (quinta-feira), para celebrar o Dia das Crianças. As informações são da presidente do Núcleo, a criadora Cláudia Campos.
Reprodutores e matrizes de uma das principais raças do rebanho de bovino de corte da região começam a marcar presença no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP), a partir de terça-feira (10) com a entrada e admissão dos animais. Nesse mesmo dia, às 17h30, ocorre workshop de Carne Angus com a Confina Brasil e Scot Consultoria. Já o julgamento morfológico que vai apontar os campeões da raça da 97ª Expofeira Pelotas está previsto para quarta-feira (11), também no Parque da Rural. O jurado desta edição é o médico veterinário Adevolmir Lima da Silva, inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus (ABA).
Remates
Os preços considerados baixos praticados pelo mercado, principalmente para o gado destinado ao abate, preocupam os produtores, que temem que essa conjuntura se reflita nos números finais dos leilões – que no caso do Angus somam três na Expofeira Pelotas: Recalada (quarta-feira, 11 – com 35 touros e dez fêmeas), Santa Eulália (sexta-feira, 13 – 50 touros), ambos pela Knorr Leilões, e Só Angus, pela Casarão Remates, (domingo, 15 – 100 touros e 20 fêmeas), com participação de quatro cabanhas, todas de Santa Vitória do Palmar – Albardão, Santa Amélia, Santa Joana e Tradição.
No entanto, Cláudia lembra que o perfil da comercialização de gado de corte nas feiras agropecuárias é focado na busca por genética não para abate. “Se trabalha em um horizonte mais amplo”, diz. “O que se espera é que o preço dos animais ofertados permaneça na média do ano passado por ser um investimento que trará retorno nas proles produzidas, já que o mercado é sempre cíclico”, afirma.
A criadora não tem dúvidas de que as melhores qualidades da raça marcarão presença nesta 97ª edição da Expofeira Pelotas, como rusticidade, adaptabilidade, precocidade, fertilidade, facilidade de parto, qualidade de carne macia e marmorizada. “Não é por acaso, é por estas e outras características positivas que o Angus é reconhecido como uma raça completa”.
Destaca também que a agenda intensa promovida pelo Núcleo Sudeste de Criadores conta com apoio da ABA e da Carne Angus, que neste ano completam, respectivamente, 60 e 20 anos de existência, além da parceria pessoal da médica veterinária Fernanda Kuhl e da gerente nacional da Carne Angus, Ana Doralina Menezes.
Angus para crianças
Na quinta-feira (12), a partir das 14h, as crianças terão programação especial. Entre as atividades estão concurso de desenho, apresentação da raça e de produtos que vêm do agro. Também está prevista degustação de mini-hambúrguer com Carne Angus.