
As raças Hereford e Braford prometem ser destaques da 99ª Expofeira de Pelotas. A programação das raças, organizada pelo Núcleo Sudeste de Criadores de Hereford e Braford (NSHB), inclui julgamentos e remates que devem reunir um número de animais igual ou superior ao do ano passado, quando mais de 50 exemplares foram apresentados na exposição que contou pontos para o ranking nacional.
De acordo com o presidente do NSHB, Luiz Mascarenhas, a expectativa é de liquidez nos remates, especialmente na oferta de fêmeas, que têm sido bastante procuradas. “Os criadores estão cada vez mais interessados em agregar genética. Cada ano, os remates mostram animais superiores, que contribuem para maior produtividade nos rebanhos”, destacou.
Apesar da perspectiva de preços um pouco abaixo em relação ao último ano, Mascarenhas lembra que o mercado permanece firme, sustentado pela valorização do gado gordo. “E por se tratar de duas raças com ampla aceitação do mercado, a gente acredita que os remates vão ser exitosos, pois o produtor está sempre buscando novas tecnologias e um reprodutor superior é uma tecnologia dentro da propriedade, que vai dar desempenho e agregar qualidade nos animais”, afirmou.
Com a tradição do Hereford na região Sul e a ascensão do Braford no mercado, a presença das duas raças deve consolidar Pelotas como polo de referência genética. O julgamento deste ano ficará a cargo de Marcelo Mendonça, criador de Hereford e Braford no Uruguai, que conduzirá a avaliação dos animais nas pistas da Expofeira.



