Expofeira Pelotas: Luiz Antonio Simões Lopes é o Mérito Rural 2019

Presidente da Associação Rural de Pelotas, Carolina Osório, com o agropecuarista homenageado Luiz Antonio Simões Lopes e presidente do Sindicato Rural, Fernando Rechsteiner (Foto: JTR)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

O agropecuarista Luiz Antonio Simões Lopes, proprietário da Estância da Graça, de Pelotas, recebeu na noite de quinta-feira (10), o título de Mérito Rural 2019, concedido pela Associação Rural de Pelotas (ARP), às pessoas que se destacam no desenvolvimento de setores do agronegócio estadual e nacional. A entrega ocorreu durante a cerimônia de abertura da 93ª Expofeira Pelotas, no Salão Nobre da entidade, com a presença de familiares do homenageado, associados e convidados.

Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de fevereiro de 1958. Filho de Luiz Simões Lopes e Regina Quentel Simões Lopes e neto de Ildefonso Simões Lopes, que dá nome ao Parque da Associação Rural de Pelotas. É casado com Alessandra Maria Skowronski Simões Lopes e tem dois filhos, Bento e Vicente.

Fez o curso fundamental no tradicional Colégio Santo Inácio e depois no Colégio Brasileiro de Almeida, na sua cidade natal. Cursou Zootecnia na Universidade Rural do Rio de Janeiro e foi trabalhar no setor pecuário em Mato Grosso.

Em 1980, começou a trabalhar no mercado financeiro na cidade do Rio de Janeiro até 1990 quando, embora carioca, o sangue gaúcho falou mais forte e resolveu então voltar às origens da família de seu pai para, sendo a quinta geração da família, se dedicar à exploração agropecuária, na Estância da Graça, onde fixou residência.

Agropecuarista por convicção, inovou com parcerias na produção de arroz, em cerca de mil hectares, e soja, 1,5 mi hectares, com plantio de azevém nesta resteva para recria de terneiros e proteção do solo. Sua pecuária em semi-confinamento é reconhecida como umas das melhores da região Sul, levando para abate animais jovens com no máximo 18 meses. É membro atuante das diretorias da Associação Rural e Sindicato Rural de Pelotas.

O Mérito Rural é a outorga máxima da entidade e destina-se a distinguir anualmente, um profissional, titulado ou não, que se distingue por sua atuação em pelo menos uma das áreas relativas ao setor primário como pesquisa, ensino, extensão, produção, agroindústria ou desenvolvimento socioeconômico do agronegócio.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome