Especial JTR: Associação Rural divulga a 93ª Expofeira Pelotas

Há a possibilidade de que o evento deste ano seja online. Foto: Arquivo/Divulgação ARP

*Com informações da Assessoria de Imprensa

A Associação Rural de Pelotas (ARP) trabalha intensamente na organização e divulgação da Expofeira, que neste ano chega a sua 93ª edição, de 7 a 13 de outubro. No mês de junho, a diretoria da entidade se reuniu, em Porto Alegre, com representantes de instituições patrocinadoras, alinhando o apoio à realização do evento.

Em julho, representantes dos núcleos de criadores e expositores discutiram os detalhes da participação de cada um no evento, durante café da manhã, quando foram acertados todos os itens da programação e aprovadas algumas novidades desta edição.

A presidente da ARP, Carolina Peró Osório, confirmou a criação de um espaço coberto por pirâmides, na pista central de julgamentos, o que oferecerá mais conforto ao público que, mesmo em caso de chuva, poderá assistir às exposições sob proteção da estrutura. “Também será coberta a rua lateral que dá acesso da pista central ao pavilhão Álvaro Azevedo, local onde se estabelecerá um boulevard por onde deverão circular o público e também os animais”, diz.

Em roteiro por Brasília, a diretoria da ARP, representada pela presidente, o ex-presidente José Luiz Kessler e pela promotora Kenia Pinheiro, teve encontros com o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), no plenário da Câmara dos Deputados. Em Porto Alegre, reuniram-se com o diretor superintendente do Sebrae/RS, André Godoy e com o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira. No Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), foram recebidos por Silvia Bojunga, e na Assembleia Legislativa, pelo presidente, o deputado Luis Augusto Lara (PTB).

No dia 14 de agosto, a visita foi ao Palácio Piratini para entrega de convite ao governador Eduardo Leite. A divulgação também ocorre durante a Expointer, em Esteio.
Entre as atrações, os organizadores destacam exposições com a presença de animais de alto valor genético, leilões, mostras da gastronomia regional, produtos da agricultura familiar, máquinas e implementos agrícolas, além de shows e atividades culturais. Nesta edição serão realizadas mais de 200 atividades em toda a Expofeira e a expectativa é de receber cerca de 70 mil visitantes nos sete dias do evento.

Integram a programação os encontros e debates realizados pelos núcleos e associações de criadores, a praça de food trucks e a diversidade de opções gastronômicas, o Arte na Rural – espaço artístico que busca valorizar a produção cultural local – e a Conferência Rural da Zona Sul, maior evento de caráter técnico-científico do ramo na região, com seminários que discutem o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio.

A agenda também inclui shows e intensa programação cultural. Estão confirmadas as apresentações do Guri de Uruguaiana, interpretado pelo comediante Jair Kobe, e da atração nacional, o cantor Leonardo. Além disso, o público infantil será prestigiado com uma agenda exclusiva, alusiva ao Dia das Crianças, 12 de outubro. A data, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, é marcada também pelo aniversário da entidade, que completa 121 anos, e pelo Dia do Engenheiro Agrônomo.

Negócios
A Expofeira tem a sua marca associada aos negócios expressivos tendo alcançado recordes de vendas em suas últimas edições. Para este ano segue alta a prospecção de vendas com expectativa de movimentação financeira em torno de R$ 30 milhões, incluindo tanto a comercialização de animais em leilões quando as vendas de máquinas, equipamentos, produtos e serviços.

Além dos leilões, que trarão em ofertas exclusivas o melhor da premiada e reconhecida pecuária regional, a feira oportunizará também um espaço para o encontro entre o produtor e o mercado, na feira da agricultura familiar, dedicada a valorizar a produção artesanal e, ainda, a exposição de novidades e tecnologias voltadas ao meio rural, veículos e implementos agrícolas.

Conferência Rural
A Conferência Rural da Zona Sul é um espaço consolidado na Expofeira, momento que proporciona o debate dos mais diversos temas relacionados ao desenvolvimento regional, tendo como norte as diversificadas atividades do setor do Sul do estado. A programação da Conferência Rural acontece em paralelo à Expofeira, em auditórios e tendas exclusivas montadas no interior do parque de exposições da Associação Rural de Pelotas, entre os dias 7 e 11 de outubro. Durante a semana, a entrada no parque é gratuita.

Entre as palestras e simpósios, os temas envolvem gestão de territórios, pública e ambiental, administração rural, agricultura de precisão, integração lavoura-pecuária, florestas plantadas, vitivinicultura, olivicultura, sucessão familiar, cooperativas, arroz irrigado, empreendedorismo do agronegócio, turismo rural, pós-colheita e industrialização de soja, armazenagem e legislação.

Uma das características da Conferência Rural, considerado o maior encontro de caráter técnico-científico do ramo na Zona Sul, é a construção coletiva. O evento congrega inúmeras entidades ligadas ao desenvolvimento regional, entre elas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Católica de Pelotas (UCPel), Faculdade Anhanguera, IFSul campus CAVG, sindicatos rurais, Senar, Sebrae, Embrapa, Emater, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Prefeitura, agentes de crédito rural (Sicredi, Banrisul, BRDE, CEF), associações profissionais e outras organizações.

Arte na Rural
Com o objetivo de acrescentar arte e cultura à feira do agronegócio, o Arte na Rural se consolida em sua 4ª edição desde a estreia em 2016, pleno de eventos voltados à cultura e ao entretenimento. A iniciativa é composta por exposições de artes plásticas, música, oficinas e mostra de gastronomia. As atividades acontecem no parque de exposições da Associação Rural, durante a 93ª Expofeira Pelotas.

A proposta, que visa oportunizar uma nova visão sobre o meio rural através da arte, é uma promoção da ARP, com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e Fecomércio/Sesc-RS.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome