Conversa Técnica na Expofeira Pelotas aborda método de produção de ovos

Paula Mascarenhas participa do evento Conversa Técnica: Produção de ovos com galinha fora da gaiola (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas)

“Produção de Ovos com Galinha Fora da Gaiola” foi o tema da Conversa Técnica promovida pela Prefeitura, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no auditório do Sebrae/Senar, na 93ª Expofeira de Pelotas, na Associação Rural, nesta terça-feira (8) pela manhã. A saudação de abertura do evento coube à prefeita Paula Mascarenhas.

“A história é cíclica. No passado, as galinhas eram criadas soltas. Depois, por questões de produtividade, foi adotado o sistema de gaiolas. De uns anos para cá, o bem-estar animal, sustentabilidade, e a preservação do meio ambiente foram ganhando espaço, e o método de criação de galinhas soltas para postura vem avançando”, explicou Paula.

Avicultura colonial
Na programação da Conversa Técnica, a palestra sobre “Cadeia Produtiva do Agronegócio”, esteve a cargo do diretor técnico, engenheiro agrícola Telmo Lena Garcez, da SDR. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Antônia Pires, falou acerca da produção de ovos.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, assim como representantes da Emater, Sebrae e Senar, participaram do evento. A criação de aves soltas para postura de ovos é uma tendência que recebe o incentivo da Secretaria e um ramo em expansão na zona rural do Município. Pelotas é referência em avicultura colonial e conta com três agroindústrias de entrepostos de ovos.

“Quem está no setor produtivo tem que se conectar com o futuro. Trata-se de exigência dos novos mercados, aos quais os produtores devem se adequar. A mudança é cultural e a SDR está à frente, propondo sugestões para a volta das criações de galinhas soltas. O produtor recebe acompanhamento e precisa ser bem atendido, valorizado”, analisou a prefeita.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome