A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares realiza dia 4 de julho na Associação Rural de Pelotas (ARP) o 2º Fórum Promebo na Prática. O evento é voltado para qualificação e melhoramento genético, especialmente das raças Angus e Brangus, mas com uma metodologia, segundo a zootecnista e superintendente da ANC, Sílvia Freitas, capaz de ser aplicada em qualquer linhagem de gado de corte.
As inscrições estão abertas até o dia 30 deste mês no site da entidade (https://www.herdbook.org.br/site/, link bit.ly/2ForumPromebonaPratica) a uma taxa de R$ 100 – com 50% de desconto para estudantes. Associados, técnicos e avaliadores estão isentos. São aguardados mais de cem participantes.
O Fórum começa pela manhã, a partir das 8h, com a realização de três palestras, se estende pela tarde, com a parte prática, e se encerra à noite, na sede da ANC Herd-Book Collares, na área central de Pelotas, com confraternização e lançamento do sumário 2023/24 de touros e ventres e de uma ferramenta que visa orientar criadores sobre o acasalamento ideal a fim de se obter melhores produtos. Sílvia explica que o sistema compila dados e combinações de touros e vacas na busca de um equilíbrio entre as qualidades e a necessidade de melhorias entre os animais.
Programação
A superintendente da ANC Herd-Book Collares recomenda agilidade aos interessados que ainda não se inscreveram. Conforme ela, tem sido boa a procura para participar do evento. Há inscrições confirmadas de todas as regiões do estado e também de fora. Participantes do Paraná e de Santa Catarina já confirmaram presença.
Sílvia atribui o interesse ao sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, e à qualidade da programação, a ser aberta este ano pelo chefe geral da Embrapa Pecuária Sul e consultor genético Promebo, Fernando Cardoso. Ele vai falar sobre “A importância da genômica – como usar e se beneficiar dela da melhor maneira possível”, com ênfase em animais mais resistentes ao carrapato.
Na sequência, o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ANC, Flávio Alves, aborda a “Avaliação fenotípica aliada à genômica”; a programação pela manhã se encerra com a apresentação do case de sucesso do criador de gado Braford e usuário Promebo Manoel Zirbes Rodrigues, da Cabanha Santa Camila, de Uruguaiana (Fronteira Oeste). Ele vai apresentar os resultados alcançados na propriedade por meio da utilização do Promebo.
Após almoço (incluído no evento), seguem as atividades no turno da tarde, reservado à parte prática da programação. De acordo com Sílvia, serão feitos comparativos entre animais, em duplas e em apresentação individual, quando será analisado o desempenho genético em relação ao fenótipo – “sempre remetendo à performance dos progenitores”, acrescenta. A condução do trabalho será de Flávio Alves, com apoio do zootecnista Leandro Lunardini Cardoso.
“Pela nossa experiência anterior, com a realização do primeiro Fórum, ano passado, o mínimo que o participante absorver, está valendo”, avalia Sílvia. Ela reconhece a complexidade do tema, mas ressalta os benefícios da qualificação que o Fórum oferece pelo que é capaz de agregar à produção e à pecuária de corte de modo geral. Exemplifica: “Em um remate podemos ter dois touros – um com o fenótipo de encher os olhos, e outro nem tanto, mas com todos os dados genéticos positivos. O Fórum Promebo orienta o criador a fazer a escolha correta, a aguçar o olhar, evitando pagar por um touro mais bonito, mas que terá pouco ou nenhum valor agregado”.