Techbusiness celebra a inovação e a tecnologia no Pelotas Parque Tecnológico

Evento reuniu mais de 100 empreendimentos ligados à inovação e tecnologia. (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

Um dos principais eventos do calendário comemorativo dos 150 anos da Associação Comercial de Pelotas (ACP) movimentou o Pelotas Parque Tecnológico na quinta-feira (26). O “Techbusiness, aproximando startups, empresas e investidores” reuniu no espaço palestrantes, empresários, empreendedores e gestores do município, do Rio Grande do Sul e de outras unidades da federação para abordar experiências e iniciativas na área da inovação e tecnologia. Realizado pela ACP, o evento contou com diversas parcerias da esfera pública e privada e teve a participação da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp.

A titular da pasta, que abriu o Techbusiness com a primeira fala da tarde, iniciou sua agenda em Pelotas na véspera, quando se reuniu com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Ainda na quinta, com representantes de órgãos ligados à Secretaria, como o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, deu início também no Parque Tecnológico, ao Rotas da Inovação, programa que procura interiorizar as ações da Secretaria.

Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, destacou o programa Rotas de Inovação, que pretende aproximar as ações da pasta do interior do estado. (Foto: Maicon Almada)

“A gente tem elegido uma semana para dedicar a cada uma das regiões, hoje executamos o Rotas da Inovação com outros atores importantes do contexto da inovação em Pelotas e aproveitamos para prestigiar o Techbusiness e participar dele porque entendemos ser um evento importante da Associação Comercial junto às startups. É preciso vivenciar esse ambiente e fazer trocas a partir disso”, disse ela à reportagem, antes da palestra de abertura.

Ideias e conhecimento

Anfitrião do Techbusiness, o presidente da ACP, Fabrício Cagol destacou que embora seja a entidade realizadora, a Associação Comercial contou com vários parceiros para executá-lo. Citou as universidades, o Pelotas Parque Tecnológico, Prefeitura, Sicredi, entre outras. “Essa congregação de esforços é o que buscamos hoje, nesta tarde”, afirmou ele, confiante que os três objetivos propostos se cumpriram: trazer as startups “para conversar” a fim de fomentar negócios e ideias na forma de produtos e serviços, integrar o chamado ecossistema da inovação e produzir conteúdo e troca de informações para tornar conhecido o que tem sido feito no âmbito dessas empresas.

“Às vezes se trabalha num segmento como por exemplo a área da saúde e não se tem conhecimento de outras empresas que atuam no mesmo setor, muitas vezes próximas umas das outras – integrar ajuda a pensar novas formas de relacionamento, de produtos e de serviços, quando se tem união de esforços entre entidades, poder público e empresas coisas muito boas acontecem”, justifica.

De acordo com o presidente da ACP, somente na feira de negócios realizada pelo Techbusiness no saguão do Pelotas Parque Tecnológico participaram 35 empresas e startups – no caso, na condição de expositores. No entanto, inscritas para participar da programação do evento, Cagol estima mais de “100 CNPJs”. ”E o mais interessante: todas trabalham com inovação e tecnologia”, adverte.

É o caso da Beasier, de Rio Grande, que em seu cardápio oferece “simplicidade, inteligência e facilidades na gestão de negócios”. Incubada no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a startup dos empreendedores Carine e Silvio Quintana tem como público-alvo micros e pequenos empreendedores. Conforme Quintana, a empresa desenvolve uma plataforma simples, “quase intuitiva”, para registro de produtos, clientes e vendas. “ O objetivo é que o gestor tenha mais clareza sobre como melhorar números, lucratividade e gerenciamento do seu negócio”.

Beasier, de Rio Grande, de Carine e Silvio Quintana, é incubada no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e participou do evento em Pelotas. (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

Recém-inaugurada, a startup já conta com lista de espera de interessados em usar a plataforma. Dentre esses a cervejaria Sítio Santa Cruz, startup de Rio Grande que produz cerveja artesanal. Para o casal de empreendedores, a presença na Techbusiness foi uma decisão acertada: “É uma oportunidade de ver a reação das pessoas diante do nosso negócio e oferecer nossa ferramenta de gestão”, diz Carine.

O Techbusiness é o evento de outubro da ACP no ano do sesquicentenário da entidade. Para novembro, segundo Cagol, está marcado o Encontro de Mulheres Empreendedoras.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome