Um local voltado para a qualificação profissional, promoção da saúde e execução de atividades de esporte, cultura e lazer. Este é o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), que disponibiliza, de forma gratuita, esses recursos aos trabalhadores do setor, com cadastro ativo, e aos respectivos cônjuges e dependentes menores de 21 anos. Neste ano, a oferta de cursos presenciais e outras atividades foram retomadas na unidade de Pelotas, seguindo os protocolos de segurança para preservar a saúde dos alunos, dos profissionais que atuam e, também, dos familiares.
No local, é possível realizar cursos regulamentados pelo DETRAN como o de Transporte de Produtos Perigosos, Cargas Indivisíveis, Transporte Escolar, Transporte Coletivo de Passageiros e Transporte de Emergência. Por segurança, as turmas, em aulas presenciais, são formadas por nove a 15 alunos.
Além disso, um dos destaques da unidade é o simulador de caminhão, carreta e ônibus, o único na região, que propicia aos alunos uma experiência imersiva nas mais diversas condições, como um pneu furado ou aquaplanagem, por exemplo. “Ele consegue fazer tudo que um condutor faz em um trajeto”, afirma Márcio Slhessarenko, diretor da unidade do SEST/SENAT em Pelotas, destacando que o grande foco é a economicidade de combustível e a durabilidade da vida útil dos veículos. Com três telas, o aparelho possibilita uma experiência completa.

Alguns cursos também são desenvolvidos no formato digital, ou seja, o aluno pode fazer diretamente de casa. As aulas são realizadas em horário específico, por meio do contato ao vivo com o professor.
De janeiro a junho deste ano 1.800 alunos foram capacitados em cursos e treinamentos oferecidos pela unidade. “A gente consegue levar conhecimento, experiências, oportunidade, para essas pessoas serem inseridas no mercado de trabalho. Essa é a nossa função social e institucional”, afirmou Slhessarenko.

Além dos cursos, o local dispõe de espaços de esporte, cultura e lazer, que também passaram a receber atividades presenciais, obedecendo as medidas determinadas pelos decretos municipais. Os usuários podem desfrutar de quadras esportivas, churrasqueiras, brinquedos infantis e outras atividades.
Atendimentos em especialidades
O local ainda disponibiliza atendimentos nas especialidades de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, que foram flexibilizados para ocorrer em três períodos: manhã, tarde e noite, das 8h às 20h, mediante agendamento. Aos sábados, as consultas podem ser feitas pela manhã. Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram realizados 13.065 atendimentos na área da saúde, sendo 8,5 mil odontológicos, 2,9 mil em fisioterapia, 915 em psicologia e 750 em nutrição. O SEST/SENAT é localizado na Avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes,1206, no bairro Três Vendas, em Pelotas. Mais informações podem ser obtidas pelos números (53) 3284-1800 ou 3284-1810.
Atividades aos motoristas
As atividades efetuadas pelo SEST/SENAT também são executadas diretamente em visitas às empresas, como ocorre no Programa de Prevenção de Acidentes, no qual uma van institucional vai até os locais. “A gente visita as empresas e leva informações pertinentes a área da saúde, promoção social, qualificação profissional e informativos voltados à segurança viária no trânsito”, explica o diretor.

Para esse segundo semestre, Slhessarenko conta que também está previsto o início do projeto institucional Escola de Motoristas Profissionais, voltado à capacitação e atualização dos condutores habilitados nas categorias D ou E, com o objetivo de aumentar a empregabilidade, a qualidade dos serviços prestados e a segurança no trânsito. O curso será gratuito, com a entrega de certificados aos que finalizarem.
Celebração aos profissionais
As comemorações em relação ao dia dos motoristas serão estendidas durante o período de 26 a 30 de julho, em pontos estratégicos. Nos locais serão oferecidas orientações em relação ao trânsito e ao transporte, assim como a entrega de brindes. “Dar os parabéns, porque eles, realmente, foram os heróis”, finalizou o diretor, lembrando, da atuação dos motoristas durante a pandemia e ressaltando, também, a importância dos profissionais de saúde.