Prefeita Paula encerra as comemorações da Semana da Pátria em Pelotas

A prefeita Paula Mascarenhas destacou o valor simbólico da Semana da Pátria de 2024, referindo-se à crise climática deste ano. (Foto: Julia Barcelos/JTR)

A prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB) acompanhou na manhã deste sábado (7) os tradicionais desfiles comemorativos à Independência do Brasil na avenida Bento Gonçalves, área central da cidade, diante de um grande público de diversas idades. Paula participou de todos os atos deste 7 de setembro, desde a abertura da cerimônia, com a revista da tropa, até o final da manhã, declarando o encerramento da Semana da Pátria no município.

“É muito bonito o encontro da comunidade com a cerimônia militar. A Semana da Pátria é muito especial. A data da Independência nos traz a história e a memória da cultura que temos em comum, que nos une como brasileiros”, enfatizou.

Após a revista da tropa, pelo comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Richard Murray, e pela prefeita, os desfiles foram abertos com o Hino da Independência, pela banda da 8ª BIMtz. Passaram pelo Altar da Pátria as representações da Marinha, do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, 1ª, 2ª e 3ª Companhias de Fuzileiros, Posto Médico da Guarnição, Cia de Comando da 8ª BIMtz, Banda de Música do CRPO-Sul, 4º BPM, 6º BPM de Rio Grande e 4ª Cia Independente de Jaguarão, 5º Batalhão de Choque, Colégio Tiradentes Pelotas, Polícia Penal, Veteranos e grupos de Escoteiros.

Na sequência, iniciaram-se os desfiles motorizados, com representações da Marinha, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

A Parada da Juventude encerrou os desfiles na avenida Bento Gonçalves, com a Banda Musical do Colégio Gonzaga, Escola Infantil Doce Mel, Projeto Ginástica Artística da Prefeitura de Pelotas, Legião da Boa Vontade, Círculo Operário Pelotense, Projeto Social Progin, banda da Escola Luís Augusto de Assumpção, Projeto Quem Luta Não Briga, banda da Escola Márcio Dias, banda da Escola Nossa Senhora de Lourdes, banda da Escola Joaquim Assumpção, Projeto Vida Ativa, Sacada Cidadã e Escola de Bombeiros Projesul.

Encerramento

Conduzindo o encerramento da Semana da Pátria em Pelotas, o presidente da Liga de Defesa Nacional, André Pereira, lembrou que a LDN e a Corrida do Fogo Simbólico tiveram origem no município, repercutindo em todo o país, simbolizando o espírito patriótico dos pelotenses.

Pereira prestou homenagem póstuma a quatro pessoas que se destacaram nas ações de união de entidades e segmentos no município – Ivete Regina Schaun Rodriguero (Grupo Escoteiros Itaipu), general João Taceli Finamor Machado (comandante 8ª BIMtz), coronel Alberto Rosa Rodrigues (comandante 4º BPM), e tenente João Pereira da Silva (Força Expedicionária Brasileira).

A prefeita Paula Mascarenhas destacou o valor simbólico da Semana da Pátria de 2024, referindo-se à crise climática deste ano. “O momento é difícil no Estado. As pessoas passaram por temor, medo, insegurança. Mas, com fraternidade e união, conseguimos, em Pelotas, proteger todas as vidas. Que este 7 de setembro represente essa força de superar as adversidades. Os prejuízos materiais, recuperaremos com trabalho.”

Paula também não deixou de registrar que esta é a última Semana da Pátria que passa como prefeita de Pelotas. “Agradeço a confiança, a generosidade do povo pelotense. Foi a mais alta honraria que recebi na vida. Que possamos levar para casa a certeza de estarmos juntos, vencendo desafios, contribuindo para um futuro melhor, com democracia, ética, capacidade de respeitar valores e promover união para construir a Nação que todos merecem.”

As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Pelotas foram arriadas e o Fogo Simbólico foi extinto, encerrando-se a Semana da Pátria com o Hino Rio-grandense.

Momento do arriamento das bandeiras. (Foto: Michel Corvello)

Acompanharam a solenidade, além dos citados, os secretários municipais de Segurança Pública, Cíntia Aires, de Educação e Desporto, Marcelo Aldado, e de Cultura, Paulo Pedrozo, além do comandante do CRPO-Sul, tenente-coronel Alexander Pereira Cardoso, o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, o comandante da Guarda Municipal, Iuri Lisboa, e o coordenador da Defesa Civil Regional, coronel Márcio André Facin.

Público acompanha

Dona Rosane foi cedo para a avenida. Neste ano, a intenção era mostrar para a neta Antônia, três anos, os desfiles em homenagem à Pátria pela primeira vez. “Na escolinha, trabalharam bastante o assunto Semana da Pátria. Ontem, ela voltou para casa com uma bandeirinha do Brasil. É importante que conheça, desde pequena, o contexto das comemorações. O dia 7 de setembro é histórico e tradicional e passamos à família a educação cívica que recebemos.”

Lucas, 27 anos, foi para a avenida acompanhado por sua mãe Irena. “Sempre viemos assistir aos desfiles em homenagem à Pátria. É tradição para a família acompanhar o civismo. Chegamos cedo e conseguimos um lugar bem perto do Altar da Pátria para ver as entidades e escolas.”

1 comentário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome