Prefeita fala sobre retomada da economia na Expofeira em Pelotas

Foto: Gustavo Vara/Ascom
Integrando a programação do espaço Conferência Rural da 95ª Expofeira de Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas participou de uma mesa de debates com foco na retomada da economia e no desenvolvimento da região. Projetos e inciativas do Município foram detalhados pela gestora que, na sequência, transmitiu o cargo ao vice-prefeito Idemar Barz.
A atividade foi aberta pela superintendente regional do Banrisul, Vanialice Azeredo, que apresentou uma radiografia da agropecuária gaúcha e o novo ecossistema de inovação do banco voltado para o desenvolvimento. Em seguida, a prefeita Paula conduziu um painel com um apanhado de ações já em andamento e em diferentes áreas para a recuperação e incentivo à economia no pós-pandemia.
Durante o painel, a chefe do Executivo detalhou ações, iniciativas e políticas públicas que estão atreladas direta e indiretamente ao desenvolvimento, como o avanço da vacinação que possibilita maior segurança sanitária e os impactos econômicos a partir de dados recentes que apontam saldo positivo de empregos no ano e nos últimos 12 meses em Pelotas. No segmento políticas públicas e sociais, Paula destacou a implementação do Auxílio Emergencial Pelotense como suporte e assistência a curto prazo, e também as estratégias de prevenção à violência e promoção do ambiente local seguro e favorável ao empreendedorismo, proporcionadas pelo Pacto Pelotas pela Paz, que já apresenta índices altamente positivos de redução da criminalidade.
“Além de todas essas ações, nós temos ainda feito um trabalho de apoio à agroindústria familiar. Nós tínhamos menos de dez agroindústrias em 2017, hoje são 50, mais de 40 empreendimentos turísticos na colônia, temos o nosso Parque Tecnológico, criando várias perspectivas de geração de renda e emprego, além de uma cidade turística que tem atuado em rede para investir nessa área, e investimentos que chegam, como um novo frigorífico e um centro logístico com investimentos de R$ 110 milhões e geração de 500 empregos. Então, estamos vivendo um momento que aponta um futuro mais promissor”, ressaltou a chefe do Executivo municipal.
A gestora concluiu através de um reconhecimento às políticas adotadas pelo governo do Estado, que projetam novos rumos para o desenvolvimento econômico e social, e que já começam a impactar em Pelotas e região com ações e projetos estruturantes, como o repasse do ICMS devido da CEEE aos municípios, o programa Avançar na Saúde, o projeto Iconicidade, no qual Pelotas está contemplada, e o Pavimenta. “O estado está vivendo um outro momento. O PIB do estado cresceu cinco vezes mais que o nacional e está podendo ajudar os municípios, quitando dívidas com a saúde. Isso cria um ambiente de mais oportunidades para o desenvolvimento”, finalizou.
Transmissão do cargo
Depois da apresentação do painel e de participar de uma entrevista em uma rádio, a prefeita Paula Mascarenhas assinou a transmissão do cargo, no estande da Prefeitura, na Expofeira, passando o comando do Município ao vice-prefeito Idemar Barz, que até a semana que vem será o prefeito em exercício. A prefeita cumprirá agenda em São Paulo e em Brasília.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome