
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), recebeu em seu gabinete o skatista brasileiro, medalhista olímpico em Paris 2024, Augusto Akio, o Japinha, na tarde de sexta-feira (25). A visita foi organizada pelo também skatista Emanuel Bueno, o Maneca, que realizará o lançamento do seu livro, Skate Educa, Skate Salva, na Pelotas Skate Park, no Parque Dom Antônio Zattera, neste sábado (26), a partir das 15h.
Paula falou sobre a importância da cultura do skate em Pelotas e como o esporte cresceu nos últimos anos. “Pelotas tem uma tradição no skate, uma cultura que representa o município. A primeira pista foi feita em 1979, quando eu tinha nove anos, e de lá para cá, surgiram gerações de ótimos skatistas. A gente preserva essa tradição com muito orgulho e é legal ver esse esporte crescendo cada vez mais e se tornando uma modalidade olímpica”.

Japinha apresentou sua equipe à gestora, a Crew Low Pressure, integrada por skatistas e produtores audiovisuais, que tem o objetivo de apresentar a cultura do skate às pessoas, utilizando espaços públicos para ressignificar os patrimônios. “Estamos aqui para espalhar a palavra do skate, essa ideia de sempre se desafiar, superar obstáculos, enquanto utiliza o meio urbano como uma forma de se expressar”, disse o medalhista olímpico.

Após a reunião, os skatistas pediram permissão à chefe do Executivo para usar as escadas da entrada da Prefeitura para produção de conteúdo. A prefeita autorizou e aproveitou para assistir às manobras dos atletas.
O lançamento do livro Skate Educa Skate Salva integra o projeto do Maneca, em colaboração com a Low Pressure, em que os skatistas participam de ações em diferentes pontos do município, para espalhar a cultura do esporte urbano. Na quinta-feira (24), os atletas visitaram o Colégio Gonzaga, e neste sábado, pela manhã, participarão de ação educativa na Vila Castilho antes do lançamento oficial do livro. O evento conta com apresentações musicais, além de oficinas de skates e de arte.