Prédio do Conservatório de Música será integralmente da UFPel

A Prefeitura de Pelotas e a Universidade chegaram a um acordo e todo o prédio da rua Félix da Cunha será integralmente da UFPel (Foto: Divulgação)

O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai, enfim, ter casa própria. A Prefeitura de Pelotas e a Universidade chegaram a um acordo e todo o prédio da rua Félix da Cunha será integralmente da UFPel. Em contrapartida, o Sanep, que atualmente ocupa o andar térreo do imóvel, ganhará o espaço da antiga Justiça do Trabalho, na rua Lobo da Costa, entre Barroso e Alberto Rosa. A troca deve ocorrer já no começo do ano.

O anúncio foi feito em Coletiva à Imprensa, concedida pelo reitor Pedro Curi Hallal e pela prefeita Paula Mascarenhas, no começo da tarde desta quarta-feira (4), no Salão Milton de Lemos, do Conservatório de Música.

O prédio do Conservatório de Música foi construído entre 1880 e 1881 e é um ícone no município. Possui área total de 1.163m², sendo 581,8m² por pavimento. A reivindicação de que o prédio fosse doado à Universidade é uma pauta antiga. “Essa é uma imensa conquista, que valoriza a cultura e as artes na cidade de Pelotas”, comemorou o reitor.

Desde 1983 o Conservatório foi incorporado à UFPel – porém, a transferência da entidade à UFPel até então não havia contemplado o imóvel. “O Conservatório é aquele prédio. Na ocasião, se doou a imaterialidade, mas a materialidade nunca havia sido transferida”, observou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome