Espaços socioambientais como potenciais centros de informação e formação ambiental. Esse é o objetivo do projeto Sala Verde, que, em novo local, foi reinaugurado pelo Sanep, nesta quinta-feira (29), na barragem Santa Bárbara. A ação contou com visita dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Fernando Treptow, que puderam conhecer a nova sede e aprender um pouco mais sobre a preservação ambiental.
Cerca de 40 crianças foram recebidas no espaço e participaram das atividades conduzidas pela equipe do Trabalho Técnico Socioambiental (TSA). A ação foi realizada em conjunto com o Departamento de Tratamento, a Divisão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental (DFA) e o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia. Além das atividades lúdicas voltadas à temática ambiental com o Neas, os pequenos também realizaram o plantio de árvores nativas no local e visita virtual por meio de realidade aumentada às Estações de Tratamento de Água (ETAs) Santa Bárbara e São Gonçalo.
Segundo a responsável pela Sala Verde na Barragem, a assistente social Aline Cunha, a nova sede, junto ao prédio da Associação dos Servidores do Sanep (Asersan), viabiliza a realização das atividades previstas para o projeto referência em práticas socioambientais. “A Sala Verde é um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades práticas de caráter educacional, voltadas à conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos naturais, em especial a conservação dos recursos hídricos”, ressaltou.
Conheça o projeto Sala Verde
Inaugurado em 2018, o projeto visa estabelecer um processo educativo permanente e contínuo em torno da preservação dos recursos hídricos e incentivar o desenvolvimento de iniciativas socioambientais, com enfoque nos diferentes projetos e iniciativas de educação ambiental desenvolvidos pelo Sanep. Instituições interessadas em visitar o local podem agendar uma visita em sanep.com.br/solicitacao-online, selecionando a opção ‘Visita técnica na ETA ou ETE’ e preencher com as info.