Pelotas: Projetos esportivos passam a integrar o Pacto Pelotas pelas Paz

Os projetos irão se voltar para os jovens em situação vulnerável (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Pelotas formalizou a inserção de projetos esportivos desenvolvidos pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) na estrutura do Pacto Pelotas pela Paz. A iniciativa pretende melhorar os índices de frequência escolar e de conduta de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio do engajamento em atividades esportivas.

Sete projetos do município (confira a baixo) passaram a integrar o Programa Esporte pela Paz e serão avaliados quanto a sua contribuição na prevenção à violência.

A coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore explicou que não se trata de criar novos projetos, mas de direcionar as atividades esportivas, já consolidadas pelo Município, para crianças e jovens que se encontram à beira do delito e da evasão escolar. “Esses projetos já vinham sendo utilizados como estratégia para prevenção à violência, porém, a partir de agora, haverá um monitoramento do resultado dessas ações nos indicadores do Pacto”, explicou Aline.

Confira os sete projetos estratégicos
Esporte +

Visa o desenvolvimento do desporto e paradesporto escolar por meio de projetos esportivos nas escolas, ministrados por professores da rede municipal, no contraturno escolar. Modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, lutas, rugby, vôlei, xadrez e paradesporto.

Sacada Cidadã

Ensina fundamentos do jogo voleibol, além de oportunizar às crianças e jovens de 8 a 17 anos a inclusão e integração social através da prática esportiva.

Projeto Atletismo Pelotas

Fomenta o atletismo, por meio de núcleos de treinamentos, para jovens entre 11 e 16 anos dando a oportunidade de desenvolvimento de suas habilidades na prática esportiva.

Paradesporto

Atua para inclusão das pessoas com deficiência no esporte, oportunizando treinamento de modalidades paradesportivas.

Ginástica Artística

Trabalha as capacidades condicionais de força, flexibilidade, tônus muscular, além de coordenação e orientação espacial e experiências motoras como voo, balanço, altura, inversão e rotação. Desenvolve, também a resiliência, a determinação, disciplina e outras habilidades que contribuem para formação dos cidadãos.

Vida Ativa

Oferece atividades físicas e esportivas para todas as idades, em diversas modalidades. Em 2019 o projeto atendeu 63 núcleos espalhados pela cidade, na zona urbana e rural.

Quem luta não briga

Oferece aulas de Taekwondo em diversos núcleos da região centro/bairro, proporcionando a participação de alunos de diversas escolas. Atua no desenvolvimento do caráter do aluno e na formação de bons cidadãos. Atende 500 alunos na iniciação esportiva e 30 em alto rendimento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome