Pelotas: Prefeita prestigia formatura de facilitadores do Justiça Restaurativa

Como política de segurança pública, projeto visa capacitar servidores na implementação de técnicas referentes à prevenção de conflitos. (Foto: Michel Corvello)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou, na segunda-feira (2), da cerimônia de entrega de certificado dos facilitadores do projeto Justiça Restaurativa, na sede da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Os novos agentes vão desenvolver ações de prevenção de conflitos, colaborando com a diminuição da violência e atuando como uma política de segurança pública. Ao todo, 73 facilitadores finalizaram a formação.

Paula destacou a importância do projeto e agradeceu a participação do idealizador da iniciativa em Pelotas, juiz de Direito Marcelo Malízia Cabral. “Queríamos diminuir a violência nas escolas, por meio do diálogo e uma solução que fugisse do conflito, que aproximasse as pessoas. As pessoas, naquela época, não imaginavam que essa iniciativa renderia tantos frutos em pouco tempo. Jamais imaginei que íamos lançar um projeto de segurança pública inovador e que se tornaria referência, tanto no Brasil, quanto fora dele, e que a Justiça Restaurativa seria um dos pilares desse projeto”, afirmou a chefe do Executivo.

O encontro ainda serviu para troca de experiências e depoimentos dos estudantes que participaram dos círculos de paz nas instituições de ensino, metodologia que consiste na reflexão e tomada de decisões de forma consciente.

A coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, e o secretário de Educação e Desporto, Marcelo Aldado, também participaram da formatura.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome