Uma manhã de domingo de muita oração em pleno centro da cidade. Assim foi a comemoração de uma data que há dois anos faz parte do calendário de eventos de Pelotas: o Dia da Bíblia. O evento, organizado por uma comissão de integrantes de várias igrejas evangélicas de Pelotas, teve como ponto alto uma maratona de leitura de versículos bíblicos.
Nem o forte calor impediu a população de acompanhar as homenagens ao Dia Municipal da Bíblia no Parque Dom Antônio Zattera. O evento foi aberto pelo autor da lei que instituiu a data (lei 6.501/2017), vereador Enéias Clarindo (PSDB), no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, assim como os dias seguintes para que sejam realizadas ações de divulgação do texto bíblico. “A Bíblia é o único livro com poder real de transformação de vidas, Ela é guia, capaz de orientar comunidades, cidades, países, nações. Nossa cidade precisa valorizar e compartilhar a Palavra Sagrada e nós estamos unidos nesse propósito”, destacou o vereador.
A cerimônia contou com a presença de lideranças religiosas, entre elas, o presidente da Associação de Pastores de Pelotas, pastor Fabrício Costa Ávila, da Igreja Missão, Amor e Fé; da pastora Dirce Helena Clarindo, da Igreja do Evangelho Quadrangular, IEQ Tamandaré; do pastor Rodrigo Soucedo, da Igreja Presbiteriana de Pelotas; do pastor Josué Pinheiro, da Igreja Aliança da Salvação, e da pastora Roili Borchardt, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Sinodo Sul Riograndense. Motoqueiros do grupo Unidos em Cristo também estiveram presentes. O vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, representou o executivo municipal e destacou a importância de Pelotas ter um dia dedicado à Bíblia.
Quem foi até o Parque Dom Antônio Zattera também acompanhou apresentações artísticas de integrantes do Studio Zimra de Dança, dos grupos de teatro e dança da IEQ Tamandaré e de alunos da Escola Luterana Emanuel do Fragata. Simultaneamente foi realizada uma maratona de leitura de versículos bíblicos. A primeira a declamar um trecho do Livro Sagrado, com uma linguagem bem própria dos gaúchos, foi a prendinha Manuela Vaz, 9 anos , integrante da Comunidade Evangélica Semear. Logo em seguida trinta membros, de diferentes igrejas evangélicas da cidade, fizeram a leitura do Evangelho de João e do Salmo 119, totalizando cerca de mil versículos lidos na manhã de domingo. Um momento de muita emoção para a comerciária Ana Paula Vieira Delgado, que durante a leitura ela não conteve as lágrimas. “A Palavra toca fundo, nos faz perceber o quanto é importante nas nossas vidas”, disse a integrante da IEQ Tamandaré, que leu trinta e cinco versículos do Salmo 119.
Semana da Bíblia 2019
Até o sábado (14), várias atividades serão realizadas em diferentes pontos da cidade. Além da tradicional pedalada, realizada em parceria com o grupo Pedal domingueira, Bíblias estão sendo “esquecidas” em locais estratégicos de Pelotas, como praças, centros comerciais. “Cerca de mil Bíblias serão esquecidas. Nós queremos surpreender as pessoas e fazer com que levem para casa e percebam a importância desse Livro para todos nós”, explicou a responsável por essa ação, pastora da IEQ Tamandaré, Dirce Clarindo. Ainda durante a semana, escolas e hospitais receberão membros das igrejas evangélicas para leitura e distribuição de Bíblias. Grupos de teatro irão compartilhar de forma lúdica trechos do Antigo e Novo Testamento e até doação de sangue no Hemocentro está programada. Na quinta-feira (12), uma audiência pública sobre a importância da Bíblia recebe a população no plenário da Câmara de Vereadores e no sábado, dia do encerramento das atividades, jovens da Igreja Assembleia de Deus estarão no calçadão ensinando os pelotenses a utilizarem um aplicativo para ler os versículos bíblicos.