As inscrições do Exame Nacional de Residência – Enare, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão abertas desde o dia 7 de agosto.
O Enare é destinado para adesão de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, cujos programas de residência estão autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e que tenham garantidas as fontes financiadoras para o pagamento das bolsas dos residentes. Nesta edição, a organização é realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No HE-UFPel estão sendo ofertadas oito vagas no Programa de Residência Multiprofissional, especialidade Atenção em Oncologia, que utiliza o Hospital Escola da UFPel como cenário de práticas. As vagas são nas áreas de Terapia Ocupacional, Enfermagem, Odontologia e, pela primeira vez, Farmácia, com duas vagas para cada profissão.
Com relação ao Programa de Residências Médicas, a adesão ao Enare foi parcial, com a oferta de cinco vagas. Duas vagas são para Neonatologia, uma para Clínica Médica, uma para Pediatria e uma para Ginecologia e Obstetrícia.
O processo seletivo tem um sistema de classificação semelhante ao Enem/Sisu. Após a realização da prova – prevista para 20 de outubro – a ser aplicada em 60 cidades, o participante escolhe onde pretende realizar a residência. Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade ao se inscrever, e após a realização da prova, opta pelo local, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão no ato da inscrição, e após a realização da prova, opta pelo programa e local, conforme pontuação alcançada.
O período de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas.
Na edição deste ano, em todo o Brasil estão sendo ofertadas 4.875 vagas de residência médica, 3.846 vagas de residência uni e multiprofissional, totalizando 8.721 vagas em 163 instituições em todo o país. Mais informações estão disponíveis na área do candidato e os interessados têm até 5 de setembro para confirmarem sua participação.
Acompanhe o cronograma do Enare aqui.