Pelotas foi um dos 14 municípios gaúchos que participaram da mobilização alusiva ao Dia Nacional da Lei Seca, em 22 de novembro, sexta-feira passada. A mobilização, que ocorreu em todo País, contou com a realização da blitz Balada Segura, por meio da qual 97 motoristas foram abordados. Nenhum resultado positivo para álcool foi registrado.
Além dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), a Guarda Municipal e a Brigada Militar participaram da atividade. O fato de, em quase uma centena de testes do etilômetro, todos os resultados serem negativos demonstra, para o secretário de Trânsito, Flávio AL Alam, que os motoristas estão mais conscientes em relação a beber e não dirigir.
Durante a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23), apenas nove autos de infração de trânsito foram registrados, sem relação com a combinação de álcool e condução. Ao longo da operação, três veículos foram removidos por problemas de licenciamento, três motoristas estavam sem a Carteira Nacional de Habilitação, outros dois foram autuados por permitir que condutor sem CNH guiasse, e um automóvel se encontrava sem placa.
O que diz a legislação
A lei 11.705/2008 reduziu a tolerância no nível de álcool no sangue de condutores, com alteração no Código de Trânsito Brasileiro. Anteriormente, a legislação permitia a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue, ou dois copos de cerveja. Com a sanção da Lei Seca, o nível tolerável passou a 0,1 miligrama de álcool por litro de sangue, e hoje é metade disso: 0,05 miligrama por litro.