Para encerrar a programação da Semana Nacional de Trânsito 2023, com o tema No Trânsito, Escolha a Vida, comemorada de 18 a 25 de setembro em todo o país e com datas atividades transferidas em Pelotas, devido à instabilidade registrada no mês, o passeio ciclístico Rádio União reuniu 186 participantes, no percurso com saída do Parque Una, na manhã de domingo (1º).
Toda a programação da Semana Nacional de Trânsito 2023 em Pelotas contou com participação da Prefeitura, por intermédio das secretarias de Transporte e Trânsito (STT), de Educação e Desporto (Smed) e de Saúde (SMS), além do projeto Vida Ativa, 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), Rádio União, Programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz (PIM PCF), Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas Sanep), Centro de Referência em Assistência Social (Cras Pelotas), Biscoitos Zezé, Macro Atacado Treichel, Ecosul e Biri Refrigerantes.
“Embora as atividades da nossa Semana Nacional de Trânsito não tenham sido em dias sequenciais – roteiro que foi inviabilizado pelo excesso de chuvas -, obtivemos grande êxito em toda a programação. Palestras educativas para grupos de colaboradores de empresas e para estudantes de diversas faixas etárias, teatro, distribuição de material informativo e livrinhos, Escolinha de Trânsito e passeio ciclístico nos levaram a alcançar numeroso e diversificado público. Com o tema No Trânsito, Escolha a Vida, conseguimos conscientizar as pessoas sobre suas responsabilidades e chamar a atenção para o cumprimento de regras que evitam acidentes e salvam vidas”, especifica o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.
Alegria e interação nas escolas
Na quinta (28) e na sexta-feira (29), atividades nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Jornalista Deogar Soares e Doutor Joaquim Assumpção reuniram mais de 320 alunos, interagindo, com alegria e disposição, com a programação diversificada e lúdica oferecida pela Prefeitura e organizadores.
“Crianças e adolescentes aproveitaram a estrutura da Escolinha de Trânsito, assistiram a palestras educativas, aproveitaram o conteúdo ilustrado do livrinho Trânsito não é Brincadeira, e trocaram ideias sobre sinalização e regras, demonstrando interesse e assimilando a importância da responsabilidade”, relata o secretário, lembrando que o prazo para entrega dos trabalhos de alunos das redes públicas do Município e do Estado e particular, no Concurso de Trânsito 2023, foi prorrogado até o dia 18 deste mês. Estudantes de todas as idades, do Pré ao Ensino Médio, podem participar.