Pelotas: Deputada estadual destina emenda para Programa Municipal de Dignidade Menstrual

Prefeita Paula Mascarenhas em reunião com Deputada Estadual Any Ortiz. (Foto: Gustavo Vara)

Nesta segunda-feira (25), a deputada estadual pelo Cidadania Any Ortiz, cumpriu agenda em Pelotas, onde divulgou a emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil destinada ao orçamento da Secretaria da Saúde. A proposta é investir o recurso no Programa Municipal de Dignidade Menstrual.

Após visitar a Câmara, a deputada encontrou-se com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), salientou a preocupação na manutenção do Programa pelos próximos anos e sugeriu que o dinheiro fosse investido em algo que possa dar continuidade ao projeto. “É um problema que sempre existiu, mas que agora começou-se a falar. Precisamos pensar em algo que não ajude apenas por um ano, mas garantir a continuação tão importante para essas meninas e mulheres que serão beneficiadas”, disse ela.

Surgiram como opções a aquisição de coletores menstruais e a compra de uma máquina para fabricação de absorventes higiênicos. “Seria necessária uma readequação, baseada em muita informação, para a utilização dos coletores e quanto a compra da máquina, pode ser uma boa alternativa, pois podemos ter cooperativas para o trabalho e ir em busca apenas dos insumos”, avaliou a prefeita.

O vereador Paulo Coitinho, autor da Lei Municipal n°6961/2021 da dignidade menstrual, acompanhou a agenda e as manifestações, e expressou a importância deste aporte financeiro para o município. “Estamos felizes em receber a deputada Any Ortiz em Pelotas. A garantia desta emenda de R$ 100 mil é uma ótima notícia para a estruturação futura da nossa lei”, finalizou o vereador.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome