Seleção Gaúcha de vôlei sentado treina em Pelotas

O vôlei sentado é uma modalidade paralímpica para pessoas com deficiência física. (Foto: Divulgação/Smed)

A Seleção Gaúcha Escolar de Vôlei Sentado treinou em Pelotas, no último fim de semana, como parte da preparação para as Paralimpíadas Escolares que serão realizadas entre 21 e 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Será a primeira vez que o Rio Grande do Sul será representado na modalidade. O técnico da equipe é o professor Ingo Stumm Junior, que também é técnico da equipe de vôlei sentado do Paradesporto da Secretaria de Educação e Desporto do Município.

Também fazem parte da seleção gaúcha os atletas Arthur Campos, do Colégio São José; e Leonardo Mesko, do Colégio Gonzaga, que integram a equipe de Pelotas; e Taís Quadros de Paverama e Derick Moura, da cidade de Viamão.

O vôlei sentado é uma modalidade paralímpica para pessoas com deficiência física. As regras são semelhantes ao vôlei convencional, os atletas podem bloquear o saque, desde que não tirem o bumbum do chão, quando em contato com a bola.

O projeto de vôlei sentado da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), embora recente, já teve o atleta Arthur convocado para a Seleção Brasileira, e o técnico e dois atletas convocados para a Seleção Gaúcha. “A responsabilidade é muito grande em representar o nosso Estado num evento tão grandioso como este, mas também muito orgulho em sermos pioneiros nessa modalidade que vem crescendo no nosso Estado”, avalia Stumm, que completa “estamos fazendo história, dando visibilidade à pessoa com deficiência e oportunizando que estas pessoas pratiquem um esporte e se sintam incluídas na sociedade”.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009, e é considerado o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia do coronavírus e, em 2021, participaram mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Os treinos da equipe de vôlei sentado de Pelotas são realizados no Ginásio Municipal da Educação Orocindo Azevedo “Karosso”, às segundas e sextas-feiras, das 15h10min às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 98444-1968 ou 3222-1592.
A seleção gaúcha contou com o apoio da empresa Expresso Embaixador na viagem dos atletas para o período de treinamento.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome