Pelotas: Honest Bird rouba a cena e vence clássico no Jockey Club

Campeões do GP Princesa do Sul, Ghost Breakers e Olimac foram surpreendidos pelo azarão do páreo. (Foto: Lucas Rhamon)

Em uma das mais geladas tardes do ano, com sensação térmica abaixo dos 10ºC, um bom público compareceu ao hipódromo da Tablada para assistir ao duelo dos dois últimos campeões do Grande Prêmio Princesa do Sul, Ghost Breakers (2023) e Olimac (2024), mas acabou vendo o azarão do páreo, Honest Bird do Stud Kategoria levar o prêmio do Clássico Ministério da Agricultura e vencer sua primeira prova em 2024.

Logo após a partida o atual campeão do GP Princesa, Olimac do Stud Kategoria montado por Leonado Fonseca assumiu a ponta seguido de perto por Fera do Mano do Stud Lobão de Pelotas conduzido por Leandro Chimenes. A dupla mandou no páreo e disputou a liderança nos primeiros mil metros, abrindo vários corpos de vantagem sobre o terceiro colocado Ghost Breakers da família Barbosa, Play do Iguassu e Honest Bird ambos do Stud Kategoria, que até os 700 metros finais corria em último lugar.

A poucos metros da última curva, no entanto, Honest Bird deu início a uma reação surpreendente e sob a condução perfeita do carioca voador Henrique de Oliveira partiu para cima dos ponteiros. Na entrada da reta final, o azarão passou a brigar pela liderança cabeça a cabeça com Olimac, até que nos 200 metros finais assumiu a ponta para vencer com um corpo de vantagem.

“Eu nunca tinha montado o Honest Bird e era meu sonho atuar com ele, porque sei da sua qualidade e saiu tudo como planejado, caprichamos, demos nosso melhor e a recompensa veio”, comentou o jóquei H. Oliveira, que ganhou duas das quatro provas do dia, chegou a quatro sucessos na temporada e agora divide a liderança do campeonato de jóqueis com Kauã Gonçalves.

O clássico marcou, também, a primeira vez que um mesmo proprietário consegue colocar três animais nas primeiras colocações, pois Olimac terminou em segundo e o estreante Play do Iguassu em terceiro.

O campeão do GP Princesa do Sul de 2023, Ghost Breakers, finalizou a prova em último lugar. “Ele não vinha correndo, então apesar de acreditarmos na sua capacidade e força, esta colocação não nos surpreende e o que realmente interessa, agora, é que ele vai parar de vez e curtir uma merecida aposentadoria, afinal foram três anos de muitas corridas e grandes vitórias”, comentou o proprietário Juliano Barbosa.

Outros resultados

O primeiro páreo, disputado em 1.200 metros foi vencido por New American Dream de Rafael Trindade montado por L. Fonseca, que levou a farda do lendário Let Me Free novamente para a foto da vitória.

A segunda corrida da tarde foi ganha por Queen Dorothea do Stud Brasil Race Horses montada pela revelação da temporada o jovem K. Gonçalves.

No terceiro páreo, Camil do Haras Cinco Irmãos montado por H. Oliveira não encontrou dificuldades para vencer os 1.100 metros e conquistar sua segunda vitória consecutiva em Pelotas.

GP Princesinha 2024

A direção do Jockey Club de Pelotas confirmou a realização do GP Princesinha – a segunda taça mais importante do calendário do turfe do interior do RS – para o dia 22 de setembro.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome