Com chuva, na Baixada, o Grêmio Esportivo Brasil jogou apenas o suficiente neste domingo (4) para vencer o confronto com o Água Santa e seguir na Série D do Campeonato Brasileiro. É bem verdade que o time xavante apresentou uma performance que apenas deu para o gasto. O adversário paulista teve dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo que virou para o segundo 1 a 0 para o Brasil. O segundo gol xavante ocorreu a três minutos do tempo final e o terceiro, que sacramentou o 3 a 0, já no apagar das luzes do Bento Freitas, aos 48.
No jogo de ida, no domingo (28), o Brasil venceu o vice-campeão paulista de 2024 por 2 a 1, em Diadema. Com a vitória deste domingo, o time do técnico Marcelo Caranhato está na fase oitavas de final da competição nacional na qual vai enfrentar o Brasiliense. O jogo de ida será na Baixada no próximo fim de semana e a volta na Boca do Jacaré, em Taguatinga, no Distrito Federal, dia 17 ou 18.
O que era esperado como confronto de muita dificuldade para os rubro-negros, acabou se tornando bem mais fácil já nos primeiros minutos da disputa. Aos oito minutos, na primeira chance de gol do jogo, Gustavo Xuxa cobrou falta frontal, quase na linha da área. A bola explodiu na barreira e saiu para escanteio. Luquinhas cobrou na área, Arthur finalizou de cabeça e Jacsson fez uma grande defesa.
Os jogadores do Água Santa reclamaram que a bola teria entrado, iniciando uma confusão generalizada. Quem levou a pior foi o jogador Neilton, do Água Santa, que foi expulso e deixou o seu time com 10 homens em campo.
Aos 35 minutos, o Brasil conseguiu ser efetivo para abrir o placar. Adriano Klein desarmou Villian no campo de ataque, tabelou com Lucão, arrancou em velocidade e só tocou na saída do goleiro: 1 a 0. E tome confusão. Os jogadores do Água Santa partiram para cima da arbitragem alegando que o jogo não tinha recomeçado no momento em que Klein recuperou a bola. O árbitro mostrou o cartão amarelo para o zagueiro Luizão, que seguiu reclamando até ser expulso.
Com dois jogadores a mais, o time xavante apenas administrou a vantagem até o intervalo. Os times voltaram para o tempo final com mudanças. E com superioridade em campo, o Brasil fez valer a superioridade numérica logo aos três minutos. Matheus Guimarães cruzou na medida para Lucão. Entre os zagueiros, o centroavante matou a bola no peito e desviou do goleiro: 2 a 0. E a chuva continuava a cair sobre a Baixada, enquanto o time do ABC paulista tentava evitar o pior: sofrer uma goleada. Mas os rubro-negros não conseguiam fazer valer a vantagem de dois jogadores a mais. No último lance da partida, aos 48 minutos do tempo final, a defesa do Água Santa tentou afastar uma bola da sua área e o balão sobrou para Matheus Guimarães que decretou o placar final: 3 a 0.
Ficha Técnica
Brasil 3 x 0 Água Santa
Brasil: Jacsson; Samoel Pizzi, Lopes, Maurício Moraes (Léo Santos) e Mário Henrique; Araújo (Marcinho), Maurício, Matheus Guimarães, Rafael Holstein (Danilo) e Adriano Klein (Lissadro); Lucão (Nycollas Queiroz). Técnico: Marcelo Caranhato.
ÁGUA SANTA: Ygor Vinhas; Mika (Vinicius Baracioli), Julio Vaz, Luizão e Artur; Villian, Léo Sena (Bruno Silva) e Neilton; Gustavo Xuxa (Jeam), Luquinhas (Diego Maia) e Léo Castro (Anderson). Técnico: Guilherme Alves.
Árbitro: José Woshington da Silva (PE).
Local: Estádio Bento Freitas.