O Sesc, o curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a Associação Otroporto promovem, entre os dias 25 e 28 de outubro, sessões gratuitas de filmes selecionados ao Panorama Estadual da 6ª Mostra Sesc de Cinema, uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente do País. As obras gaúchas “Madrugada”, “Quando a universidade é a nossa casa”, “Céu aberto”, “Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre” e “O acidente” serão exibidas no Cine UFPEL (Rua Lôbo da Costa, 447). Já “Esclerosada não é a vó”, “Guata”, “Piratinin”, “Aos Amaros do Mundo”, “Rua dos Negros”, “Carta ao Pai”, “Perfection”, “Salar de Yuni e Maternidade”, “Nau”, “Verônica” e “Era uma vez…uma princesa” serão exibidos na Otroporto (Rua Benjamin Constant, 701) conforme programação abaixo. O filme “Possa Poder”, selecionado ao Panorama Nacional da Mostra, para exibição em todo o País, também está na agenda de exibições.
As sinopses e fichas técnicas dos trabalhos, bem como mais detalhes sobre a Mostra, que avaliou centenas de obras inscritas de várias partes do RS e do Brasil, estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/v-mostradecinema/. Outras informações podem ser obtidas junto ao Sesc Pelotas pelo telefone (53) 3225-6093 ou WhatsApp (53) 99131-3176.
A Mostra Sesc de Cinema é resultado do edital nacional lançado para seleção de filmes nas modalidades curta, média e longa-metragem. O projeto tem o intuito de contribuir na difusão da produção cinematográfica brasileira e incentivar a linguagem audiovisual. Desta maneira, possibilita reconhecimento, visibilidade e janelas de exibição às produções. Em 2023, na 6ª edição, foram selecionadas 34 produções (10 longas-metragens, um média e 23 curtas) ao Panorama Nacional. Os filmes são licenciados pelo período de um ano e percorrem o País. Também são selecionadas produções estaduais para exibição local no Panorama Estadual.