Pelotas: Colégio Praça XV se destaca na Olímpiada Nacional de Educação Financeira

Os alunos do terceiro ano do ensino médio Eduardo Pizarro e Inácio Calderipe Bonow foram agraciados com medalhas de prata pelo desempenho na OLITEF. (Foto: Divulgação)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

O Colégio Praça XV celebrou, neste fim de ano, quatro medalhas de prata na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF). A competição, aberta a escolas públicas e privadas de todo o país, foi aplicada entre os dias 9 e 13 de setembro, conforme a organização de cada instituição, e vem se consolidando como uma das principais iniciativas de incentivo ao conhecimento econômico entre estudantes.

Em sua segunda edição, a OLITEF, promovida pela UpMat Educacional, tem registrado adesão crescente das redes de ensino. A prova é dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio), cada qual com grau progressivo de complexidade.

Para o diretor do Colégio Praça XV, Marciano Perondi, o bom desempenho dos estudantes reflete não apenas dedicação, mas também uma visão contemporânea da função da escola.

“Mais do que o mercado de trabalho, a economia é uma linguagem que descreve o mundo, em especial nos processos de escolha e decisão. Daí sua importância incontornável”, afirma. Segundo ele, a disciplina de Economia já faz parte da formação obrigatória dos alunos do Ensino Médio e, em 2026, o colégio dará um passo adiante: introduzirá aulas estruturadas de educação financeira com material próprio, indo além do reforço nas aulas de Matemática.

A coordenação da participação na Olímpiada ficou a cargo do vice-diretor Vinícius Castro e do professor Jonas Tenfen, responsável pela disciplina de Economia. O engajamento dos estudantes foi decisivo para o resultado expressivo: quatro medalhas de prata, sendo duas no Nível 3 e uma em cada um dos demais níveis de participação. Como ocorre em competições nacionais como a OBMEP, a OLITEF também estabelece notas de corte diferenciadas e critérios mais rigorosos para escolas privadas, o que torna o resultado ainda mais significativo.

Os medalhistas já receberam certificados de participação, enquanto as medalhas e outras premiações serão enviadas pela UpMat ao longo de 2026. As inscrições para a próxima edição da Olímpiada já estão abertas, o que reforça o entusiasmo da comunidade escolar para repetir o bom desempenho deste ano.

Estudantes Medalhistas – OLITEF 2024

Nível 1: Pedro Henrique de Miranda Só (7º ano)

Nível 2: Rafaella O. da Silva de Borba (9º ano)

Nível 3: Eduardo Pizarro (3º EM) e Inácio Calderipe Bonow (3º EM)